Google Ads ou SEO? Em qual estratégia online vale mais a pena investir para que sua marca fique bem posicionada na internet? Se você já conhece as ferramentas, talvez já tenha se questionado sobre isso. Por outro lado, caso não saiba para que servem o Google Ads e o SEO, vamos te explicar. A finalidade é te auxiliar a dar um passo significativo na estratégia de marketing digital da sua empresa.

Preparamos este post com todas as informações essenciais sobre o assunto. Você entenderá a importância de decidir corretamente no momento de investir nas ferramentas, com o propósito de angariar resultados expressivos para sua marca.

Muitas são as dúvidas quando falamos de Google Ads e SEO.

Muitas são as dúvidas quando falamos de Google Ads e SEO.

O que é SEO

O primeiro passo é entender o que significa o termo SEO. Trata-se de uma sigla derivada de “Search Engine Optimization”, que compreende um conjunto de técnicas e estratégias criadas para otimizar o site, com o intuito de melhorar sua classificação no Google — ou em outros buscadores da internet —, quando os usuários realizam suas pesquisas referentes às palavras que estão presentes no seu negócio.

O SEO é o único caminho para que seu site tenha um maior número de acessos de forma orgânica. Bom, e aqui entra um componente que precisa ser abordado: os resultados orgânicos. Resultados orgânicos são aqueles exibidos de forma “natural” nas pesquisas realizadas nos buscadores, os resultados que não precisam ser pagos para receber destaque. Mas isso só ocorre desde que seja feito um bom trabalho de SEO. E com mais visitantes, as chances de ter leads qualificados aumentam, possibilitando que as vendas do seu negócio sejam alavancadas.

O conjunto de técnicas do SEO é essencial para o sucesso do seu negócio no ambiente digital.

O conjunto de técnicas do SEO é essencial para o sucesso do seu negócio no ambiente digital.

O Google é um lugar no qual as pessoas buscam soluções para seus problemas. Sendo assim, sua empresa precisa estar bem posicionada no buscador, a fim de que o usuário saiba que você tem a solução para o que ele precisa.

Vamos imaginar a seguinte situação: o dono de um cachorro está procurando por uma loja que entregue ração de frango, a predileta do pet. Como ele vai buscar os estabelecimentos? Certamente, no Google. O dono do cão digitará no buscador “onde comprar ração sabor frango para cães”, ou algo semelhante.

Caso você seja proprietário de uma loja de alimentos para pets e não esteja nos primeiros lugares da busca, dificilmente esse consumidor entrará em contato com você. Isso significa perder um potencial cliente e uma possível venda.

No Google ocorre a maior parte das buscas na internet

No Google ocorre a maior parte das buscas na internet

É comprovada a tendência de comportamento das pessoas que clicam nos primeiros sites exibidos de forma orgânica pelo buscador. Pesquisas já mostraram que 90% dos usuários que buscam através do Google clicam apenas nos resultados presentes na primeira página. Portanto, ter um site otimizado é essencial.

Vamos abrir um parênteses para explicar como o Google funciona. O site de buscas há anos é o mais conhecido e utilizado no mundo, marcando presença em quase todos os países.

O serviço oferecido tem como objetivo fornecer informações para os usuários da internet, com foco em mostrar o melhor conteúdo. Ele filtra todas as páginas na web e exibe como primeiros resultados de busca os sites com assuntos considerados mais relevantes.

E como o buscador mais famoso do mundo consegue organizar os resultados mostrados na pesquisa? Utilizando algoritmos.

O Google é o buscador mais conhecido e utilizado do mundo.

O Google é o buscador mais conhecido e utilizado do mundo.

É realizada uma análise detalhada a respeito do que o usuário está pesquisando e, assim, o Google, baseado nessa análise, exibe como resultado as páginas em ordem de mais relevantes a menos relevantes. Isso significa que o algoritmo do Google tem um filtro para correlacionar as palavras-chave do usuário com aspectos específicos de cada site. Além disso, o buscador do Google é um imenso sistema de inteligência artificial que é treinado pelas interações dos usuários. Ou seja, sempre que você faz uma busca e escolhe um dos resultados você está “dizendo” para o Google qual página chamou mais a sua atenção.

É aí que entra o projeto de SEO: com o objetivo de fazer com que o Google entenda qual conteúdo do seu site é útil e merece ser exibido para o usuário na primeira página. “Ah, mas será que o site da minha empresa está apto a receber esse trabalho de SEO?”. Com as técnicas adequadas, a otimização pode ser feita em qualquer site, e-commerce ou blog.

As técnicas de SEO

Existe uma série de técnicas para colocar em prática a otimização do seu site. Veja algumas:

Link Building

O Link Building é muito importante para o SEO. É o estabelecimento de links, chamados de backlinks, que encaminham o leitor de um outro site para o seu, em uma espécie de sistema de indicação. Essa indicação faz com que seu site seja visto como autoridade no assunto e permite as melhores posições nos resultados de busca.

Então, se a página que efetuar esse link com o seu possuir muita relevância, o Google vai considerar o conteúdo do seu site muito útil. Em contrapartida, se o site indicador não tiver tanta relevância, o Google considera menos, porém, ainda assim julga que no seu site exista um conteúdo que pode trazer utilidade para quem pesquisa.

O Link Building é uma das importantes técnicas de SEO.

O Link Building é uma das importantes técnicas de SEO.

Palavras-chave

A análise de palavras-chave é feita no início do processo de SEO. Elas são responsáveis por conectar a busca dos usuários ao seu site. Por isso, para definir quais são as melhores palavras-chave é feito um estudo aprofundado. Essa investigação fornece alguns dados como: quando e com que frequência as pessoas procuram por determinada palavra, a intenção da busca realizada pelos usuários, o desempenho de concorrentes utilizando o mesmo termo, entre outros aspectos.

Palavra-chave por geolocalização

Essa prática é interessante para quem busca atingir pessoas que estão na proximidade da loja ou da empresa. Em uma situação que você busque por “pizzarias em Campinas” no Google, por exemplo, ele exibirá estabelecimentos próximos à localização do aparelho que você está utilizando no momento da pesquisa. Se você é dono de uma loja física ou mesmo virtual, com certeza, essa é uma boa técnica para atrair pessoas até ela.

As palavras-chave, a qualidade do conteúdo, entre outros fatores são importantíssimos para as estratégias de SEO.

As palavras-chave, a qualidade do conteúdo, entre outros fatores são importantíssimos para as estratégias de SEO

Qualidade do conteúdo

Um trabalho de SEO bem feito está inteiramente ligado a um conteúdo de qualidade e que realmente possa agregar valor a quem está a sua procura. Os robôs do Google buscam por informações úteis e relevantes para exibir como resultados e, por isso, o conteúdo do seu site precisa ser feito de forma otimizada, priorizando pela qualidade do material desenvolvido.

Nessa técnica, podemos incluir o blog, que é de extrema importância para seu site ter um bom resultado de SEO. A sua utilização será para exibir todo o conteúdo de qualidade e autoridade que o Google precisa ver que seu site tem. Além disso, o blog precisa ser um ponto no qual podemos ter uma maior frequência de postagens, pois, um dos fatores que o Google monitora é justamente o quão atualizado é o conteúdo.

Sites responsivos

Parece meio óbvio falar sobre sites responsivos em 2020, mas, às vezes, o óbvio precisa ser dito. Para usufruir dos ótimos resultados de SEO, o site do seu negócio necessita ter um design adequado para todas as plataformas. Sua página online precisa ser adaptada de acordo com a tela utilizada pelo usuário, seja computadores, tablets ou smartphones.

Ainda sobre sites, vale ressaltar que o Google trata com muito cuidado a questão da privacidade do usuário, bem como das empresas e qualquer pessoa que faça negócios através do ambiente online. Pensando nisso, o Google adota um protocolo de segurança chamado HTTPS, que opera no intuito de proteger — através de criptografia de dados — as informações dos clientes.

E ter um site que esteja em conformidade com esse protocolo é primordial tanto para a estratégia de SEO quanto para Google Ads, pois a ferramenta recomenda que todos as URLs — que são os endereços de cada página — usem esse protocolo como medida de proteção das informações pessoais e financeiras dos clientes.

Outro ponto importante em SEO é a performance do seu site e/ou blog. Ou seja, a velocidade de abertura da página e sua navegação. Desde de 2010, o Google tem adotado como um dos critérios de relevância de um site a sua velocidade de carregamento. Um site lento perderá relevância e, consequentemente, posicionamento e visitas. Sites que demoram mais de 3 segundos para carregar perdem até 40% de seu tráfego. E essa característica está ligada a prover uma boa experiência para o usuário, pois, quanto mais as tecnologias evoluem, mais as pessoas querem que os sistemas sejam rápidos.

O potencial de conversão do SEO é algo grandioso. Isso acontece porque o site posicionado no Google está apresentando uma solução para o problema que o usuário tem. Como falamos anteriormente, o tráfego proveniente dos resultados orgânicos tem alto potencial de conversão e geração de leads.

O SEO tem um alto potencial de conversão e geração de leads.

O SEO tem um alto potencial de conversão e geração de leads.

O que é Google Ads

Diferente do SEO, que falamos até agora, o Google Ads é um serviço de publicidade e anúncios pagos. Negócios que desejam ocupar as primeiras posições nos resultados dos buscadores investem para que isso seja possível.

Nos mecanismos de busca temos os links patrocinados — chamados de anúncios —, que podem ser exibidos em forma escrita ou na galeria de produtos. Eles podem aparecer acima do primeiro resultado orgânico ou no final da página de resultados. Para ser transparente com o usuário, o Google identifica os resultados que são anúncios, assim fica claro que aquele site está ocupando um espaço publicitário.

Os anúncios são relacionados diretamente às palavras-chave que o usuário busca. Assim, se você pesquisar por “óculos de sol”, por exemplo, os anúncios exibidos serão sobre esse assunto. Essa proximidade faz com que a chance do usuário clicar no anúncio seja maior. Afinal, já que ele está buscando pela solução de um problema, o anúncio aparenta ser a maneira mais rápida de resolver. Seu orçamento irá definir o quão alto ficará na página e quanto tempo permanecerá lá.

Além desse modelo que é exibido nas pesquisas do Google, existem outros formatos patrocinados que a plataforma permite. Veja:

  • Rede Display: você provavelmente já viu algum anúncio enquanto lia um blog ou site de notícias, não é mesmo? Esses links patrocinados fazem parte da Rede de Display. Entre os exemplos das campanhas de display, podemos incluir, além dos banners em sites, anúncios no Gmail e YouTube. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de atingir o público-alvo. A Rede de Display dispõe de opções de segmentação estratégicas para alcançar clientes em potencial, através de anúncios em momentos e locais específicos para cada usuário.
  • Anúncio de vídeo: para os interessados em anunciar na maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube, o Google Ads também tem um tipo de link patrocinado que traz essa função. É dessa forma que acontece a exibição de propagandas dentro da plataforma. É aqui também que entra a configuração de anúncios em vídeo que podem ficar disponíveis também na Rede de Display.
  • Google Shopping: serviço utilizado para promover produtos com informações detalhadas sobre eles, que aparecem antes mesmo do clique do usuário. O grande diferencial e atrativo do Google Shopping é que ele se trata de um agregador de preços. Por isso, essa é uma estratégia interessante para negócios que praticam preços competitivos.
  • Anúncio para App: se você tem um app para Android ou IOS e está buscando divulgá-lo, esse é um serviço adequado. Trata-se de um tipo de anúncio específico para que seu aplicativo seja divulgado em vários lugares, como pesquisa no Google, YouTube, Google Play ou Rede de Display.

Leilões de anúncios do Google

Esse é um processo do Google para decidir, no momento da pesquisa, quais anúncios serão exibidos e a ordem deles na página.

Funciona assim: toda vez que um anúncio do Google Ads está qualificado para exibição, ele passa por esse leilão de anúncios. No momento em que uma pesquisa é realizada, o sistema do Google Ads busca todos os anúncios que tenham as palavras-chave pesquisadas. Eles passam por um filtro e apenas aqueles com classificações elevadas são exibidos.

E o que o Google leva em consideração para determinar a classificação de um anúncio? É uma combinação de fatores que inclui o seu lance (quanto você está disposto a pagar no clique), a qualidade do anúncio e do site em questão, o contexto no qual a palavra-chave é pesquisada e o provável impacto de suas extensões e de outros formatos de anúncio.

Existem vários fatores essenciais para que a estratégia de Google Ads seja aplicada corretamente.

Existem vários fatores essenciais para que a estratégia de Google Ads seja aplicada corretamente.

Índice de qualidade

O índice de qualidade no Google Ads é uma estimativa que está ligada ao desempenho geral nos leilões. Essa estimativa é definida por três fatores: a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino.

Quanto mais alto o índice de qualidade, o sistema do Google entende que seu anúncio e a página de destino são mais relevantes e possuem maior utilidade para os usuários.

Os anúncios saem na frente quando o objetivo é gerar resultados mais rápidos. Um exemplo seria lançamentos de produtos ou realização de promoções, que pedem por respostas imediatas. A taxa de conversão no Google Ads é calculada pela divisão das conversões pelo total de cliques no anúncio ou quantidade de exibições feitas em vídeos. Os cliques e as exibições são chamados de “interações qualificadas”.

Qual escolher: Google Ads ou SEO?

Após entender um pouco mais sobre cada uma das estratégias, chega a pergunta: “qual escolher para o meu negócio?”. Para responder a essa pergunta é importante envolver uma equipe com a expertise de compreender o que é melhor para o seu negócio.

Google Ads e SEO: é primordial contar com uma equipe qualificada para definir a melhor estratégia para a sua empresa.

Google Ads e SEO: é primordial contar com uma equipe qualificada para definir a melhor estratégia para a sua empresa.

Podemos adiantar que uma excelente estratégia é aliar as duas ferramentas. Isso mesmo! Trabalhar com ambas pode trazer benefícios ao seu negócio. Estar presente em Google Ads e com um bom trabalho de SEO significa ter maior domínio e espaço na tela do usuário. Isso trará mais chances de receber os cliques. É possível trabalhar tópicos diversos em cada ferramenta, a fim de gerar resultados através de um mix de estratégias para curto e longo prazo.

É aí que entra a expertise de uma equipe que esteja focada em resultados para a sua empresa. Contar com essa ajuda será primordial para que você alcance números expressivos e estabeleça um relacionamento permanente com seu público-alvo no ambiente online. E ter o domínio técnico de uma agência full service ao seu dispor lhe mostrará que, além de Google Ads e SEO, existem muitas outras ferramentas de marketing digital eficientes para o seu negócio.

Como a Sawi pode te ajudar?

No mercado desde 2008, e com mais de 30 segmentos atendidos, a agência Sawi tem toda a capacidade técnica para ajudar a sua empresa a realizar um estudo completo e detalhado sobre como sua marca está sendo vista — ou como ela poderia estar sendo vista — pelos usuários no meio digital.

Com os objetivos alinhados, de acordo com o que você deseja alcançar, utilizamos as melhores ferramentas disponíveis no mercado, a fim de trazer resultados eficazes para a sua empresa.

Nosso projeto é elaborado exclusivamente pensando nas necessidades do seu negócio e é executado de forma técnica, o que é essencial para que o as estratégias funcionem. Os resultados surgirão se as ferramentas forem aplicadas corretamente.

O tempo necessário para que cada estratégia atinja o seu pico é determinante para o sucesso na implementação. Esse é um fator que vai depender muito da qualidade dos serviços prestados pela agência que está realizando o processo.

No caso do SEO, identificamos que os resultados surgem normalmente entre quatro e seis meses. Entretanto, temos alguns casos na Sawi de clientes que obtiveram números expressivos antes desse período. Quando o assunto são as campanhas de Google Ads, esses resultados são imediatos, pois, assim que seu anúncio está publicado ele já começa a ser exibido.

E claro, referente ao tema deste post, na agência Sawi você terá à sua disposição profissionais com especialização e destreza nas estratégias de Google Ads e SEO, prontos para executar as estratégias para sua empresa.

Entre em contato agora com nossa equipe de atendimento e descubra como a sua empresa pode obter os melhores resultados utilizando, além das estratégias de SEO e Ads, outras ferramentas imprescindíveis ao marketing digital.

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