+55 19 3325-2430 [email protected]
15 ferramentas de SEO que você precisa ter para otimizar suas estratégias

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo otimizar o seu site, aumentar o volume do tráfego orgânico das suas páginas, melhorar a experiência dos seus visitantes e fazer com que a sua empresa apareça nas primeiras posições dos portais de busca.

Agora, você deve estar se perguntando: por que ter o trabalho de gerar tráfego orgânico ao invés de apenas pagar por anúncios?

Uma pesquisa mostrou que 90% das pessoas que buscam no Google, clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo, e que, além disso, a maior parte delas, tendem a não clicar nos anúncios, mas sim nos sites que conquistaram as primeiras posições de forma orgânica. Ou seja, nesse caso, o investimento em SEO se mostra muito mais vantajoso.

Hoje, o Google é o site de busca mais conhecido e utilizado no mundo todo e tem como objetivo fornecer informações úteis para os usuários. Porém, para que a sua empresa conquiste os melhores resultados no ranking de buscas, é preciso produzir conteúdos relevantes e seguir algumas regras de otimização.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 15 ferramentas de SEO disponíveis no mercado. Confira!

1.SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta que disponibiliza relatórios sobre o desempenho de domínios e palavras chaves. Com o uso da plataforma é possível obter auditoria de SEO técnica, insights para ganho de tráfego orgânico, e auditoria e análise de backlinks. Além disso, ela mostra números importantes sobre as buscas por termos específicos e mostra termos similares ao que foi procurado.

Outro diferencial da ferramenta para SEO, é a possibilidade de garantir informações essenciais para uma análise de Benchmarking, como, por exemplo, verificar palavras-chaves indexadas pelos seus concorrentes, identificar a posição delas nos mecanismos de busca comparada a sua empresa e ter gráficos sobre o posicionamento competitivo do seu negócio.

A ferramenta também oferece dados específicos sobre anúncios, como o custo por clique de cada keyword e o volume de busca por um termo no qual você está investindo.

2.AHrefs

A plataforma AHrefs tem foco em gestão e análise de link building. Nela é possível analisar a quantidade de backlinks que um site ganhou, verificar o total de domínios que foi gerado e ter um histórico completo desses resultados.

Além disso, com a ferramenta sua empresa obtém um diagnóstico sobre o tráfego orgânico de um site e recebe notificações importantes sobre os links e as palavras-chaves do seu domínio ou de algum concorrente.

3.Majestic SEO

A partir da plataforma online Majestic SEO, você pode extrair relatórios sobre backlinks e keywords, e coletar informações importantes sobre uma única URL do seu site. O diferencial da ferramenta é o uso sofisticado de algoritmos de pesquisa que tem ganhado a aprovação entre profissionais do setor, devido ao oferecimento de dados muito úteis e materiais atualizados.

Dentro da plataforma é possível encontrar diferentes módulos, sendo os principais o Majestic SEO Site Explorer e o Histórico de Backlins. No primeiro, você consegue explorar um domínio e resumir todas as informações importantes em uma única janela. No segundo, você recebe mensalmente um relatório com os dados coletados, e adquire números sobre o desempenho dos links utilizados e performance das empresas concorrentes.

4.BuzzStream

Essa é uma ferramenta de link building bastante eficaz para alavancar a divulgação de produtos e serviços. Nela, você pesquisa por influenciadores, gerencia o relacionamento da sua empresa com eles e fica em contato com outros profissionais da área em que você atua.

Ainda, o BuzzStream te ajuda a manter contato com as pessoas que compartilharam o seu conteúdo. Ele te dá recursos para gerenciar os locais que promoveram os links de entrada para o seu site e, posteriormente, permite que você rastreie quem aceitou a solicitação de link e envie mensagens de e-mail para agradecer.

Outra função é identificar sites para divulgação com base no seu setor de atuação. Nesse caso, saber quem é mais receptivo a sua solicitação de backlink pode facilitar a tarefa de otimizar suas páginas.

5.Muck Rack

Conhecida como uma ferramenta de confiança dos jornalistas e influenciadores, ao contratar um plano da Muck Rack, você passa a receber notificações quando um jornalista está a procura de fontes de informação sobre o setor da sua empresa. Também, com a plataforma você pode monitorar notícias e receber alertas sempre que alguém escrever sobre a sua marca, suas campanhas de marketing e vendas, concorrentes ou qualquer termo que queira monitorar.

6.Linkody

A principal função dessa ferramenta é rastrear o momento em que determinado domínio recebe ou perde links. Com ela, você consegue monitorar a sua empresa e, também, seus concorrentes sempre que há alterações nos backlinks. Dessa forma, além de acompanhar o ritmo da concorrência, você pode disputar por um link específico.

Em resumo, o Linkody divide o processo de link buildind em três fases: localizar e monitorar backlinks, avaliá-los através de métricas avançadas e identificar melhorias que podem aperfeiçoar as suas ações.

7.Yoast SEO

Esta ferramenta é um plugin de SEO que está presente na plataforma mais popular dos blogs atuais, o WordPress.

O Yoast serve para aqueles que querem manter o blog e seus posts otimizados, pois o recurso auxilia o processo de melhoria do seu site, propondo upgrades para as páginas e monitorando fatores que influenciam no bom posicionamento do site, como o sitemap e os links internos.

Além de cuidar do SEO no WordPress, o Yoast te ajuda a escrever conteúdos melhores. Em sua versão gratuita, ele permite a pré-visualização de um texto, mostrando como será publicado em sua página e aparecerá nos resultados de busca. Já na versão paga, você conta com uma ferramenta para insights, que evidencia qual é o foco do seu texto, e mantém o material textual alinhado a palavra-chave escolhida.

8.Google Keyword Planner

Como o próprio nome já indica, essa é uma ferramenta oferecida pelo maior buscador do mundo, o Google. Ela é extremamente útil para quem gerencia campanhas de pesquisa na rede e, de forma gratuita, auxilia na escolha de palavras-chave e em grupos de anúncios.

Nela, você pode encontrar os termos que agregam o seu nicho de mercado e descobrir novas keywords que são relevantes para sua empresa. Além disso, com o recurso, você identifica o que seu público está buscando no momento e entende quais são os conteúdos, orgânicos ou pagos, que devem ser abordados em seu site.

Para ter acesso à plataforma, é necessário ter ou criar uma conta no Google Adwords.

9.CrazyEgg

Uma ferramenta de SEO bastante diferente das citadas até agora, o CrazyEgg utiliza mapas de calor para mostrar as áreas mais clicadas e acessadas de um site e, assim, o usuário consegue identificar o comportamento do público em suas páginas.

Ela funciona através da análise Tagging, armazenando o comportamento de cliques e rolagem do usuário em um navegador da internet. Desta maneira, cria mapas de calor que pode ser Scrollmaps (analisa onde há o abandono da página), OverlayTool (verifica o número de cliques em cada elemento da página) ou Conferri (mostra de onde vieram os cliques do site).

Ainda, com a ferramenta você pode testar mudanças no design das suas páginas antes de torná-las permanentes, realizar testes comparativos de performance antes e depois das mudanças, e gravar o comportamento do usuário no site para entender exatamente como ele enxerga o seu conteúdo.

Caso tenha ficado interessado, a ferramenta permite o uso por um período grátis.

10.Bing Webmaster Tools

Sabemos que o Google é o buscador mais popular do mundo, porém, existem outros sites que podem oferecer informações preciosas para análises de otimização. Como, por exemplo, o Bing, o segundo maior buscador, que oferece uma ferramenta de SEO chamada Bing Webmaster Tools.

O recurso foi inspirado no Google Search Console e pode ser uma excelente opção para você usar em seu site e obter relatórios que indicam otimizações e melhorias, baseadas em dados de pesquisas do Bing.

A plataforma oferece funcionalidades de pesquisa de palavras-chave, verificação de compatibilidade com dispositivos mobile e notificação quando há problemas nas suas páginas. Além disso, no painel da plataforma você tem uma exibição do resumo de desempenho do seu site que te ajuda a compreender onde deve focar para aumentar seu tráfego.

11.Google Page Speed

Nos dias de hoje, ficar esperando um site carregar por segundos, não é algo muito agradável. Cada vez mais, as pessoas não querem ficar esperando e existe uma grande probabilidade de você perder acessos, caso suas páginas demorem mais do que alguns segundos para estar disponível para a navegação.

Pensando nisso, o Google Page Speed avalia a velocidade de carregamento da sua página na web e oferece resultados detalhados sobre o desempenho do site, no geral.

Alguns detalhes que aborda são a performance em diferentes dispositivos – smartphones, laptops ou computadores –, os pontos que estão causando a lentidão nas páginas e sugestões práticas para otimizar a velocidade de carregamento.

Já os itens analisados pela ferramenta são as imagens, os atributos de front-end, o cachê do navegador, o tempo de resposta do servidor, Java, CSS, HTML, dimensionamento do conteúdo, configuração do visor, tamanho de fontes, entre outros.

Depois de analisados pelo Google Page Speed, cada item receberá uma pontuação de 0 a 100 – quanto menor a nota, mais melhoria seu site precisa naquele ponto.

12.BROWSEO

O BROWSEO é um aplicativo online que possibilita visualizar apenas as informações relevantes para o SEO e eliminar todos os outros elementos da página. Desse jeito, você fica próximo das técnicas adotadas nos mecanismos de busca e não precisa olhar para os códigos puros.

Para usar a ferramenta, não é preciso instalar ou fazer download, já que ela funciona diretamente no navegador. Também, é completamente gratuita e pode ser usada em qualquer domínio da web.

Os relatórios extraídos oferecem tags, títulos e outros dados relevantes para o SEO, e é possível baixar uma planilha com todos os elementos.

13.SEO Workers Analysis Tool

Essa ferramenta faz o mesmo de algumas já citadas ao longo do texto, analisa e gera relatórios sobre o SEO dos sites.

Porém, existem dois destaques que vale ser ressaltados: o primeiro é a rapidez e o alto nível de detalhes em seus relatórios – traz dados que não temos o costume de checar frequentemente, como o HTTP -, segundo as aulas em vídeos para ensinar os usuários a analisarem os dados de maneira minuciosa e estratégica.

14.Web Developer

Essa é mais uma ferramenta de SEO gratuita, perfeita para a realização de testes em sua página e compreensão do posicionamento dela nos mecanismos do Google. Com ela, você desativa o CSS ou Javascript e exibe o código fonte, para acompanhar sua otimizações e descobrir pontos fortes e fracos da URL.

A extensão está disponível para o navegador do Chrome, Firefox e Opera, e ao instalar, você adiciona um botão na barra do navegador com várias ferramentas de um desenvolver da web.

15.Copyscape

Criar conteúdo é uma das melhores formas de alavancar o seu SEO, com relação a isso, o que agrega bastante resultado são as matérias e os artigos dos blogs. Textos originais são fundamentais nas estratégias de marketing de conteúdo, pois determinam a relevância do seu site e ranqueia melhor a sua página no Google.

Sobre isso, a última sugestão da nossa lista, está relacionada a esse assunto. A ferramenta Copyscape é um rastreador de plágios que verifica se o conteúdo produzido possui duplicidade e evita a perda de visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Afinal, manter a singularidade, sem qualquer resíduo de plágio e sem cópia de nenhum conteúdo, é essencial para que o seu site garanta as primeiras posições dos buscadores.

Como vimos, o SEO é um assunto extremamente importante para quem quer obter benefícios para o seu negócio. A partir do conceito, as empresas ganham mais visibilidade online, economizam os valores gastos com anúncios e aumentam o tráfego do site conquistados através das buscas orgânicas. Além disso, em uma estratégia a longo prazo, além do impacto perceptível no período da ação, o resultado poderá durar por vários anos.

Agora, com essas 15 ótimas ferramentas de SEO você conseguirá atingir mais fácil o seu objetivo, não é? Então, elabore sua estratégia e se precisar de ajuda, nós do time da Sawi estamos prontos pra te atender. Para saber mais do nosso serviço de SEO, acesse nosso site.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *