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Não importa se você tem uma pequena, média ou grande empresa, contar com o apoio de uma agência comprometida com resultados em SEO é fundamental para o sucesso financeiro do seu negócio. Mas, o que é esse tal de SEO? Se você não sabe ainda, não tem problema! Nesta matéria, nós da Agência Sawi explicamos o que você precisa saber sobre o assunto e a entender os benefício do SEO para o seu negócio.

O que é SEO?

A primeira coisa que você precisa saber é: Se você ainda não investe em SEO, você está deixando de ganhar dinheiro e perdendo lugar para a concorrência.

Essa sigla tão presente no dia a dia do Marketing Digital significa Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de otimizar o seu site e fazer com que ele apareça nas primeiras posições de plataformas de busca, como o Google ou o Bing.

E por que isso é importante? Ficar bem posicionado nas pesquisas do Google é uma forma de aumentar o número de acessos orgânicos no seu site. Isso vem acompanhado pelo crescimento na geração de leads qualificados e no número de vendas do seu negócio. Várias pessoas estão procurando no Google por um problema que você pode resolver. Então, a sua empresa precisa aparecer logo de cara na busca para ele saber que você pode ajudá-lo.

Imagine um gestor de eventos procurando um local para realizar uma exposição em São Paulo. Ele vai jogar no Google “espaço de eventos em São Paulo” ou algo semelhante. Os primeiros resultados mostrados pelo Google serão os sites que esse profissional vai acessar e contatar. Se você for dono um de ambiente para eventos e não estiver investindo em SEO, você provavelmente perdeu um negócio.

Existem várias pesquisas comprovando que as pessoas clicam nos primeiros sites mostrados pelo Google. E não estamos falando daqueles patrocinados, mas sim dos sites exibidos de forma orgânica mesmo. O Protofuse, por exemplo, revelou que 90% dos usuários acessam apenas os resultados listados nas primeiras posições do Google. Portanto, se o seu site estiver otimizado em SEO, ele ficará bem ranqueado nas buscas e receberá mais acessos.

O que o Google prioriza?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo do SEO, também é importante entender como o Google funciona. O site de busca mais conhecido e utilizado no mundo tem como objetivo fornecer informações úteis para os usuários. Para isso, ele filtra as bilhões de páginas na Web e exibe nas primeiras posições os sites com conteúdo que ele julga mais relevante.

E como o Google organiza os resultados exibidos na primeira página da pesquisa? Esse trabalho fica por conta dos algoritmos. Eles analisam detalhadamente o que o usuário está buscando e exibe as páginas mais relevantes nas primeiras posições da lista de resultados. Isso significa que os algoritmos do Google filtram a pesquisa com base em determinados aspectos de cada site, indo além da correlação entre palavras-chaves (ainda que esse fator também seja muito importante).

O desafio de um projeto de SEO é, portanto, fazer com o que o Google entenda que o seu site contém um conteúdo útil, merecendo ser exibido para o usuário imediatamente e de forma orgânica. Só para esclarecer, os resultados orgânicos são aqueles que aparecem de forma “natural” na pesquisa do Google, ou seja, são os resultados que não foram pagos para aparecerem lá. O campo de resultados patrocinados são preenchidos por meio das campanhas de Google Adwords.

Qualquer site, e-commerce ou blog pode ser otimizado e “chamar a atenção” dos algoritmos do Google. Você só precisa de uma agência de Marketing Digital experiente e que faça o seu investimento valer a pena.

Por dentro das técnicas de SEO

Como colocar a otimização em SEO em prática e aumentar a lucratividade do seu negócio? Existe uma série de técnicas que podem ser desenvolvidas nesse sentido a médio e longo prazo. Nós da Agência Sawi explicamos sobre algumas delas para você:

Link Building

O Link Building é uma das técnicas mais importantes de SEO. Ele envolve o estabelecimento de links, chamados de backlinks, que direcionarão o usuário de um outro site para o seu, ou seja, é como se fosse um sistema de indicação. Uma página recomendando a outra. Isso vai definir a autoridade do seu site e garantir melhores posições nos mecanismos de busca.

Quanto maior a relevância do site linkando a sua página, mais o Google considerará o seu conteúdo útil para o usuário. Vamos imaginar que você precise contratar um designer excelente para desenvolver um site. Você confiaria mais na indicação de um profissional experiente do ramo ou na de um estagiário da área? Pense um pouco!

Bem, certamente, você escolheria a indicação do profissional experiente. Nada contra os estagiários, mas tendemos a confiar mais em quem tem propriedade e solidez em um assunto. É exatamente dessa forma que o Google “pensa”. Ele considera mais relevante os sites linkados a sites confiáveis e relacionados ao seu segmento. As métricas de Link Building, portanto, representam parte importantíssima da estratégia de SEO.

Palavras-chaves e SEO Local

Uma das primeiras etapas da otimização em SEO envolve a análise de palavras-chaves. São elas as responsáveis por conectar a busca dos usuários ao seu site. Elas precisam ser selecionadas com base em uma pesquisa aprofundada. Essa análise leva em consideração quantas pessoas utilizam as palavras, a relação entre os termos e a intenção de compra dos usuários, o custo por clique (CPC), o desempenho da concorrência e outros aspectos.

A estratégia de palavras-chaves pode ser associada à determinada abrangência geográfica. Caso você pesquise “ferramentas elétricas” no Google, ele apresentará lojas próximas a sua localidade. Essa técnica é muito importante para os empresários donos de lojas físicas, pois é uma forma de atrair o usuário até o seu ponto de venda.

Resultados em SEO obtidos pela Agência Sawi para um de nossos clientes do segmento imobiliário. O número de acesso orgânico no site cresceu mais de 100% em menos de três meses. Além disso, conquistamos os primeiros lugares na pesquisa do Google com a nossa estratégia de palavras-chaves.

Qualidade do Conteúdo

Não dá para falar de SEO sem citar a importância do conteúdo. Você se lembra que os algoritmos do Google estão em busca de informações úteis e relevantes para os usuários, não é? Pois então! O conteúdo do seu site precisa ser denso e escrito de forma otimizada em SEO.

Um dos fatores de qualidade levados em consideração pelo Google é o tamanho do texto. Quanto mais palavras o seu conteúdo tiver, mais completo e relevante o Google o considerará. Segundo algumas pesquisas, os textos com mais de duas mil palavras alcançam melhores posições nos mecanismos de buscas. No entanto, essa quantidade pode variar de acordo com o segmento do site ou a persona a quem ele é direcionado.

Outro item relevante de um conteúdo otimizado em SEO é o uso de uma palavra-chave. Ela precisa aparecer em pontos estratégicos, como no título, em intertítulos e ao longo do texto. Além disso, o conteúdo precisa oferecer uma solução ao leitor. Quando o que é prometido no título e na introdução não for cumprido, a relevância da página para o Google será menor.

E tratando-se de conteúdo, o Blog é outra ferramenta importante para SEO. É nele onde você poderá concentrar todo o seu conteúdo de qualidade para mostrar ao Google e aos usuários a sua expertise em um determinado assunto ou segmento. Além disso, o Blog é uma maneira de explorar diferentes níveis do funil de vendas e aumentar ainda mais a lucratividade da sua empresa.

Sites responsivos

Os benefícios do SEO para o seu negócio será ainda maior se você tiver um site com design responsivo, ou seja, aquele adaptado tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. O Google já anunciou que as páginas responsivas têm prioridade em suas buscas, principalmente se a pesquisa for feita a partir de smartphones ou tablets.

7 Benefícios do SEO para o seu negócio

Nós já demos algumas dicas ao longo texto sobre a importância do investimento em SEO. Porém, para ficar mais claro, nós achamos melhor elencar a seguir os 7 principais benefícios do SEO para o seu negócio. Vamos lá!

  1. As pessoas buscam soluções que você pode oferecer

Quando você está procurando um serviço ou informação, qual é a primeira coisa que você faz? Se você respondeu “procuro no Google”, saiba que essa é a resposta de milhares de pessoas. Inclusive, essa é a resposta dos seus clientes em potencial. Eles estão pesquisando pelos serviços que você oferece e, caso o seu negócio não apareça nos resultados dele, você estará deixando de ganhar dinheiro. Então, lembre-se de que o investimento em SEO é uma forma eficiente de fazer os seus clientes te encontrarem na internet.

  1. Sua taxa de conversão, leads e vendas aumentarão

Otimizar a sua página na Web com base nas técnicas de SEO significa ampliar a visibilidade do seu negócio e aumentar a taxa de conversão. Isso porque o tráfego vindo de resultados orgânicos tem altíssima taxa de conversão e de geração de leads. Uma estratégia de SEO bem estruturada pode começar a gerar resultados em até cinco meses. Aqui na Agência Sawi, nós já entregamos resultados surpreendes para os clientes. Em menos de três meses, fizemos o número de acesso orgânico em um site do ramo imobiliário crescer em mais de 100% (veja o gráfico postado acima).

  1. SEO não é publicidade

Como já explicamos, quando o assunto é SEO, estamos falando de uma exibição orgânica do seu site. A estratégia paga (Google Adwords) e de SEO podem ser executadas simultaneamente, o que vai garantir ainda mais fluxo para a sua página. Ao mesmo tempo, vale frisar que os resultados orgânicos têm um grau maior de confiabilidade. Isso significa que com uma otimização em SEO bem feita, você poderá economizar dinheiro e investir em outras ferramentas importantes do Marketing Digital, como redes sociais ou e-mail marketing.

  1. Os resultados de SEO são duradouros

A estratégia de otimização de um página em SEO dura, geralmente, entre seis e doze meses. Os resultados começam a aparecer, geralmente, a partir do quinto mês de trabalho. Quando a estratégia estiver consolidada e o seu site chegar às primeiras posições do Google, os resultados financeiros serão uma consequência.

  1. Nós medimos os seus resultados

Não deixe se enganar! Ao contratar uma agência de Marketing Digital, tenha em mente a possibilidade de verificar se as estratégias de SEO planejadas para o seu site estão dando resultado ou não. Sim! O sucesso da otimização em SEO é mensurável. Nós analisamos quais são as palavras-chaves mais eficientes para o melhor posicionamento do seu site e entregamos relatórios completos mês a mês para você acompanhar os resultados. Além disso, os nossos clientes contam com uma plataforma exclusiva onde podem acompanhar a progressão da estratégia.

  1. A sua empresa sairá na frente dos concorrentes

SEO é uma forma de ultrapassar os seus concorrentes! A intenção de compra ou contratação de um serviço começa com uma busca no Google. Se você aparecer na pesquisa acima do seu concorrente, a sua taxa de conversão e vendas será maior do que a dele. Por isso, lembre-se de que se você não estiver investindo em SEO, o seu concorrente está e isso poderá prejudicar o seu negócio.

  1. SEO faz o valor do seu negócio crescer

Quanto mais visibilidade a sua empresa tiver na internet, mais prestígio e valor ela terá dentro de seu segmento. Isso porque os sites ocupando as primeiras posições orgânicas do Google têm maior índice de confiabilidade, bem maior do que os resultados patrocinados.

Hora de colocar o SEO em prática

Agora que você já está familiarizado com o SEO, o próximo passo é contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital comprometida com a mensuração e entrega de resultados reais. Entre contato conosco para bater um papo sobre SEO. A Agência Sawi está sempre de portas abertas.

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