Quanta coisa mudou nos últimos anos? Hoje, a forma como nos organizamos, consumimos, adquirimos informação e vivemos é muito diferente de algum tempo atrás. E quem é responsável por tudo isso? A internet. Pode parecer exagero afirmar que a internet é a causadora de tantas mudanças, mas a convergência digital na qual estamos inseridos já faz parte de nossa vida de tal maneira que revolucionou nossas relações sociais e econômicas sem percebermos. E seria possível viver sem internet atualmente?

Essa interessante discussão foi tema do documentário “5 anos mudaram tudo”, produzido pela HOTWords, falando sobre as grandes transformações vividas por todos nós e pelo mercado da comunicação nos últimos 5 anos. Além de fazer uma retrospectiva, o filme consulta personalidades desse mercado para fazer uma análise das mudanças. Você pode conferi-lo abaixo.

É impactante parar e pensar em como vivemos nos relacionando com a internet, afinal, ela já faz parte de nosso dia a dia. Porém, refletindo sobre isso, fica nítido que hoje não temos mais mídias separadas, e sim todas elas agrupadas em um único meio – a web. E mesmo com essa característica incrível de reunir vários meios de comunicação, a internet não “mata” nenhuma mídia. Prova disso é o número de pessoas que utilizam a web enquanto veem TV, basta olhar os trend topics do Twitter para comprovar esse fato.

Além disso, por meio da rede qualquer um pode ser fonte de informação e reproduzir conteúdo, o que nos leva a discutir a confiabilidade do que é disseminado. Começam a surgir conceitos como crowdsourcing, gamefication e social commerce, os quais revolucionam nossa relação com a mídia, com a internet e entre nós mesmos.

É por isso que é tão importante as marcas entenderem como é interessante acompanhar essa revolução digital e serem não apenas relevantes, como também convenientes ao seu público. Afinal, estamos vivendo na era das conexões e o que vale agora é o relacionamento.

E para você, o que mudou nos últimos 5 anos?

Compartilhe

Posts Relacionados