Podcast tem várias definições técnicas, mas em geral é um programa em áudio ou video, semelhante  um programa de rádio ou TV na internet, distribuído por um feed.

Ou seja, com quase a mesma facilidade que todos podem escrever um blog, qualquer pessoa que tenha algo a dizer e uma noção de radialismo e edição pode ter o seu podcast.

Para ouvir um podcast, você pode acessar ou site, ou assiná-lo para receber os arquivos no seu computador, pelo itunes ou outro software. Depois basta ouvir direto no computador, ou copiar o arquivo de música (geralmente um mp3) para o seu celular ou mp3 player.

Pois embora você não consiga ouvir o áudio tão rápido quanto lê um post, o áudio não exige toda a sua atenção, você pode ouvir no ônibus, no carro, enquanto faz as tarefas domesticas ou se exercita.

Onde encontrar podcasts:

Há no Brasil alguns portais que vêm tentando agregar e filtrar os melhores podcasts nacionais, que são ótimas referências para encontrar programas sobre os mais diversos temas.

Podpods – http://www.podpods.com.br/

Meupodcast – http://www.meupodcast.com/

TeiaCast – http://www.teiacast.com.br/wiki/index.php?title=Categoria:Podcasts

Prêmio Podcast – http://premiopodcast.com.br/

Recomendações da Sawi

Nerdcast – O nerdcast traz um papo bastante nerd entre os criadores do site Jovem Nerd e convidados variados sobre filmes, TV, quadrinhos, história e literatura.

RapaduraCast – O podcast do portal Cinema com Rapadura traz uma conversa sobre cinema sem preconceitos, onde cabem blockbusters, independentes nacionais e internacionais.

Compartilhe

Posts Relacionados