O website foi criado como uma rede que comparava a beleza das garotas da Universidade de Harvard, que obteve seu sucesso por atrair vários estudantes. Com isso, o Facebook expandiu para outras universidades como Stanford, Columbia, Yale até abranger grande parte dos EUA e chegar a Grã-Bretanha.

No entanto, o verdadeiro diferencial da rede foi a decisão de manter sua interface de programação de aplicações, também chamada de API, aberta a desenvolvedores independentes. Essa estratégia permite que a rede social se renove de acordo com as tendências e preferências dos próprios internautas, chamando atenção dos usuários fidelizados e potenciais. Essa ação de sucesso fez com que seus principais concorrentes como Myspace e Orkut também adotassem essa política, porém mais tarde.

Outra ação do Facebook que atraiu diversos participantes foram as diversas formas de comunicação entre os usuários como texto, foto, vídeo, chat, feed de notícias, sistema de localização geográfica. Esses formatos de comunicação integrados fizeram com que outras redes similares fossem dispensadas por não serem tão completas.

Da mesma forma que os formatos de comunicação integrados, essa rede social também interage com outras como Twitter e Foursquare. Essa abertura facilita a utilização de diferentes redes simultaneamente, pois ao integrar uma a outra seus diferenciais são agregados ao Facebook. Isso faz com que seja mais fácil para os usuários utilizar diversas redes ao mesmo tempo.

Todos esses diferenciais fizeram com que a rede crescesse e fosse potencial de anúncios de empresas. Contudo, não só os anúncios convencionais na rede são utilizados, pois o grande diferencial do Facebook são as “Fan Pages” para empresas. Essa ferramenta unida a possibilidade de customização independente, que já fora aludida anteriormente, da liberdade para as empresas fazerem páginas diferenciadas e com aplicativos que tem grande potencial de atrair o público, o que tem trazido grande visibilidade as empresas.

É possível observar que devido aos diferenciais dessa rede, sua maior capacidade de compartilhamento de informações e renovação constante, o Facebook  se tornou a rede mais bem sucedida. Isso faz com que seu crescimento constante e o desenvolvimento do marketing nas mídias sociais aproximem as empresas de seu público através do gerenciamento de marca online, ajudando assim a posicionar as marcas na internet.