O crescimento e reconhecimento das mídias sociais fazem com que as empresas cada vez mais adaptem sua comunicação de forma que inclua o marketing digital. Algumas para manter a competitividade com a concorrência outras por reconhecer a importância e potencial de investir nessa área.

Embora a primeira vista pareça fácil monitorar e gerenciar a própria marca na internet, muitas empresas encontram dificuldades no meio no caminho. A maioria dessas empresas acreditam que observar e monitorar o conteúdo que aparece na internet, fazer parte das principais mídias sociais, criar um blog, serem autênticas, transparentes e fazer o básico de interação nessas mídias é o suficiente.

E de fato esses são os primeiros passos para incluir uma marca na internet e começar a trabalhar sua imagem, porém para executar essa função com qualidade é necessário montar um planejamento específico para cada caso, de acordo com seus objetivos e sua situação online. Para isso seguem 5 fatores que são essenciais no gerenciamento de marcas online.

1. Escutar e aprender: ouvir,monitorar e reportar são funções obrigatórias no mundo das mídias sociais. Unir informações que possam inspirar campanhas significativas e funcionais é muito importante. Medir a influência e a freqüência de menções ajuda a entender o que acontece dentro e fora da empresa. É necessário expandir os horizontes para calcular a quantidade de todas as conversas relacionadas ao seu mercado e posição dentro de uma visão mais ampla, é possível também descobrir oportunidades perdidas e pontos de desvio da proposta. Assim como, identificar espaço para melhorias, inovações e expansões.

2. Reagir e liderar diálogos: enquanto a maioria das corporações monitoram conversações relacionadas a palavras-chave ou respondem somente a aqueles que convidam a empresa a participar, a possibilidade de uma boa mídia social vai além de conversas superficiais. Afinal, responder comentários relevantes é a apenas o começo. A introdução de ferramentas sociais que remetem necessidades ou ações diretas através de posts, vídeos, imagens e outras formas de comentário demonstram entusiasmo, excelência e liderança. Isso garante uma rotação de marketing interno e externo, serviço e comunicação.

3. Dividir tarefas e executá-las: O que é claro é que nenhum departamento específico é responsável por fornecer o conteúdo das mídias sociais. Dependendo da indústria, diálogos em geral se alinham com as distintas áreas do negocio como marketing, produto/serviço, recursos humanos, financeiro etc. Esse é o começo da socialização da empresa. Como os relevantes diálogos e a informação atual são criticamente observados, se torna evidente que são construídos com informações distintas. Assim, cabe aos especialistas de mídias sociais da empresa gerar esse conteúdo de acordo com as informações distintas de forma que sejam compatíveis com a linguagem da rede e sejam divulgadas estrategicamente.

4. Adapte-se: Reações negativas podem ocorrer, não permita que tomem proporções desnecessárias. Identificar padrões repetitivos de experiências negativas e ligar alguns temas a seus responsáveis é útil para desenvolver o controle da disseminação de sentimentos negativos em relação a marca e aliviar a publicidade não favorável. Isso também faz algo mais. Afinal o ato de ouvir, responder e solucionar demonstra que a organização é adaptável. O processo vai da fala para ação e como todos sabem: ações falam mais alto do que palavras.

5. Desenvolva métricas para suas campanhas e avalie a performance: uma das razões principais de discussões sobre métricas e ROI nas mídias sociais que são calorosamente debatidas hoje, giram em torno de vários exemplos que são vistos sendo desenvolvidos, mas sem resultados e sucesso no sistema de mensuração criado para a campanha. No entanto, isso não faz com que as métricas sejam menos importantes.

Métricas por natureza são direcionadas para registrar movimento. Assim como, KPIs e ROI devem ser considerados no processo de planejamento de todas as ações em mídias sociais. Introduza clicks por ação, converta oportunidades e experiências com desejáveis resultados e então compare atividade e resultados com outras campanhas para aprender, focar recursos e evoluir com o mercado.

De acordo com esses fatores é possível perceber que não existe uma receita exata de como trabalhar uma determinada marca na internet, pois cada caso possui suas especificidades.  Por isso é importante ficar atento a esses fatores e ter domínio das redes sociais e ferramentas para que seja possível desenvolver uma campanha online de qualidade e para que a empresa de fato esteja em controle da imagem de sua marca.

Fonte: Brian Solis – Defining the convergence of media and influence

Compartilhe

Posts Relacionados