Com a democratização do acesso à internet, cada vez mais pessoas aderiram às redes sociais e passaram a pesquisar, buscar conhecimento, se comunicar e, até mesmo, comprar produtos e serviços na web. Por este motivo, a maioria destes canais incorporaram em suas plataformas a opção de anúncios, para facilitar o processo de vendas online e destacar ainda mais a importância de empreender digitalmente.

O Facebook é uma dessas redes e pode ser a opção ideal se você quer desenvolver as vendas da sua empresa no ambiente virtual. Ele é uma das ferramentas mais potentes para fazer negócios na internet e, por meio deste canal, você pode, além de promover seus produtos e serviços, divulgar seus lançamentos, captar leads e prestar suporte para os seus clientes.

Hoje, a rede ainda é a mais utilizada no mundo todo – só no Brasil, existem cerca de 127 milhões de usuários ativos -, por essa razão, há uma grande probabilidade de uma boa parte do seu público, se não a maioria, estar presente nesse canal de entretenimento. Então, se o objetivo é alcançar todo o seu público-alvo, não usufruir dessa ferramenta não pode ser uma opção.

Mas, sabendo que nessa mídia existem diversos perfis e com diferentes características, é necessário utilizar algumas técnicas para sua marca conseguir atingir as pessoas certas e no momento correto. Para isso, reunimos nesse artigo, 11 dicas de como vender no Facebook. Acompanhe!

1. Conheça seu público

Como pudemos ver, o Facebook conta com milhões de usuários no Brasil e bilhões no mundo todo, isso faz com que seja impossível, e até não recomendado, atingir cada pessoa cadastrada na plataforma.

Nesse sentido, é importante estudar e conhecer o público de interesse da sua empresa e desenvolver as personas que os representam. Dessa maneira, além de garantir que o conteúdo criado seja adequado ao que seus leads se interessam, você poderá segmentar suas ações e trazer mais assertivamente aos seus anúncios.

Isso é uma possibilidade quando você possui uma página de vendas no Facebook. A ferramenta permite que seus anúncios sejam cadastrados e promovidos apenas para os usuários cujos perfis se assemelham ao público-alvo do seu negócio.

2. Crie uma página para seu negócio

Após definir as características das pessoas que quer alcançar, crie uma página para a sua empresa.

Para isso, acesse o Facebook e clique no botão ‘Criar página’, que está próximo ao canto superior direito da sua tela e depois selecione a opção que representa sua empresa: ‘Negócio ou marca’ ou ‘Comunidade ou figura pública’. Em seguida, defina a subcategoria e preencha o nome da sua empresa. Aceitando os termos de uso, é só clicar em ‘Começar’.

O próximo passo é preencher os campos com as informações solicitadas, além de descrever brevemente a sua empresa e adicionar imagens de perfil e capa.

Pronto! Sua página foi criada. Agora é só cadastrá-la no Facebook For Business para poder anunciar.

3. Crie sua loja virtual

Para começar a vender no Facebook, é preciso criar uma loja virtual dentro da rede social. Neste caso, existe uma plataforma chamada Facebook Commerce ou F-Commerce, criada para facilitar o processo de compra. Nela, os usuários além de comprar produtos, podem curtir, comentar e compartilhar o conteúdo da sua loja, auxiliando na sua divulgação.

Para criar o seu espaço de vendas, primeiramente, acesse a fanpage do seu negócio e clique na opção ‘Configurações’, localizado na parte superior da página.

Neste ambiente, você terá acesso a uma coluna com diversas opções e deverá selecionar ‘Modelos e guias’, depois ‘Adicionar uma guia’. Ao clicar nessa opção, escolha ‘Loja’ e, em seguida, nas configurações, mantenha sua exibição ativada.

A partir desse momento, é hora de configurar seu F-Commerce. No menu superior, selecione ‘Página’ e depois ‘Loja’. Nessa etapa, serão dadas opções de método de finalização das compras e você deverá escolher como seus consumidores realizarão essa tarefa.

Você poderá escolher entre as opções ‘Mensagem para comprar’, que possibilita ao clientes enviar uma mensagem indicando o interesse em adquirir tal produto, ou ‘Finalizar a compra em outro site’, quando o usuário é direcionado para outra página.

Depois disso, outras opções de configuração estarão disponíveis, como a escolha da moeda que será utilizada nas compras ou a adição dos produtos que farão parte do seu catálogo.

Um ponto a se destacar é a importância em desenvolver descrições para os seus produtos breves e atrativas, para garantir o máximo de interesse do usuário.

4. Desenvolva seus anúncios

Para que os seus produtos apareçam na linha do tempo da maior quantidade de pessoas possível, não basta apenas cadastrá-los na plataforma do Facebook, mas também desenvolver anúncios estratégicos para eles.

O Facebook permite que você crie anúncios de maneira prática e eficiente, facilitando o processo de divulgação da sua loja virtual. Nele, você pode anunciar com direcionamento para feed de notícias mobile ou desktop, para a barra lateral da plataforma ou em aplicativos de dispositivos móveis.

Para começar a criar os anúncios, entre em sua página no Facebook For Business e selecione a opção ‘Criar anúncio’, e, em seguida, defina os objetivos que você pretende atingir ao desenvolver esse anúncio – alcance de público e reconhecimento da marca, envolvimento dos usuários através de curtidas, comentários e compartilhamentos, conversões, cadastros, venda de produtos, entre outros.

5. Segmente seu público

Como vimos antes, a definição de um público-alvo é essencial para fazer anúncios de qualquer tipo, pois orienta a produção de conteúdo e te ajuda a escolher o melhor formato, linguagem, entre outras características, para atrair seus leads.

Hoje, o Facebook possibilita ao anunciante a segmentação do público, garantindo que as pessoas certas e com potencial de venda conheçam seus serviços e recebam suas campanhas. Para isso, você pode utilizar um público personalizado, reunindo pessoas que já interagiram com a sua página anteriormente, ou selecionar usuários com perfis semelhantes ao delas.

Ainda, caso queira ter uma audiência mais específica e detalhada, a plataforma traz a opção para você fornecer informações que irão compor esse público-alvo, como gênero, idade, localização e interesses. Dessa forma, seus anúncios são mostrados as pessoas que possuem características semelhantes aos dados concedidos.

6. Estruture o posicionamento dos anúncios

Escolher estrategicamente o local em que seus anúncios serão apresentados é um passo importante para garantir sua eficácia. O Facebook for Business permite que você anuncie não apenas nessa rede social, mas também no Messenger e no Instagram.

Além disso, é possível definir como os anúncios da sua empresa aparecerão em cada uma dessas plataformas. Eles podem ser apresentados no feed de notícias, nas barras laterais, nos stories ou em outros locais.

7. Defina o orçamento

Depois de estruturar o posicionamento do seu anúncio, é necessário determinar qual será o valor investido nas suas publicações.

Na seção ‘Orçamento e programação’, você deve definir qual será o gasto diário da sua empresa com as campanhas de anúncios, além de escolher se ela estará ativa apenas por um tempo determinado ou continuamente a partir do dia de lançamento.

A quantidade de dinheiro investida influencia no alcance que seu anúncio terá. Por isso, é importante ter um budget estipulado para suas campanhas de vendas no Facebook.

8. Acompanhe as métricas

Com tudo isso realizado, sua empresa já está pronta para vender no Facebook. Entretanto, como em toda campanha de marketing digital e de vendas, é preciso observar os resultados.

Sobre isso, a loja virtual do Facebook possibilita que o empreendedor tenha acesso a relatórios completos, que apresentam as métricas essenciais para acompanhar a repercussão das campanhas e anúncios.

Dessa maneira, é possível analisar, de forma organizada e prática, quantas vendas foram realizadas, quantas pessoas se interessaram por seu serviço e enviaram mensagens, quantas visualizações seu produto obteve, entre outros indicadores.

Usufruir dessa função da ferramenta é muito importante para compreender os erros e os acertos da estratégia utilizada em sua campanha atual, e, assim, no futuro, aplicar correções e melhorias, garantindo melhores resultados.

9. Invista em promoções e concursos

Ainda que você invista uma quantidade alta de dinheiro em anúncios, seu conteúdo deve ser atrativo para captar a atenção do usuário e fazer com que ele chegue à etapa de compra do produto.

Uma das maneiras de atrair mais compradores é criar promoções e concursos – esse tipo de ação é considerada uma ótima estratégia para impulsionar o engajamento do público com a marca. Basta pensar em qual formato de promoção seria o mais atraente para as pessoas que consomem o seu produto.

Você pode pedir para que os participantes do concurso promocional deixem comentários, marquem amigos, curtam a sua fanpage. Dessa forma, além de gerar engajamento, você também promoverá suas vendas.

10. Utilize estratégia de remarketing

Outro meio de engajar seus clientes é utilizar a ferramenta de remarketing do Facebook for Commerce. Com esse recurso, é possível direcionar anúncios para pessoas que já demonstraram interesse em sua marca, mas que não chegaram à etapa final do processo de compra.

Para criar uma campanha de remarketing no Facebook, basta configurá-la no próprio Gerenciador de Anúncios da plataforma, inserindo uma lista de e-mails de leads.

11. Use imagens atrativas nos anúncios

Vale ressaltar que a apresentação dos produtos da sua loja virtual deve ser agradável aos olhos dos usuários, com o intuito de despertar o interesse e motivá-los a compra. Por isso, as imagens devem ser claras, objetivas e de boa qualidade.

Além disso, você também pode incorporar vídeos na página do seu F-Commerce, que podem servir de ferramenta para ilustrá-los de maneira mais atraente e detalhada.

Com todas essas dicas, fica clara a importância e as vantagens de se anunciar nas redes sociais, principalmente nos dias atuais, em que o crescimento de e-commerces está cada vez mais evidente. Esse recurso pode ser o caminho para alavancar as vendas da sua empresa e aumentar a visibilidade da sua marca no mundo online.

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