O monitoramento de marcas na web é muito importante, por ajudar empresas a saber o que está sendo falado sobre a marca, observar como está sua visibilidade e a medir a eficácia de sua campanha online. Os profissionais do marketing digital geralmente utilizam métricas e ferramentas especializadas para fazer esse monitoramento, calculando sua eficiência e o “Net Sentiment” que é a opinião dos consumidores sobre marca.

O mais interessante, para as empresas, é poder visualizar seus resultados e criar estratégias de acordo com sua situação atual. Uma grande vantagem para as marcas é a possibilidade de resposta quando algum movimento positivo ou negativo em relação a ela surge na internet, utilizando algo positivo a seu favor ou melhorando sua imagem a partir de algo negativo.

Com o crescimento das mídias sociais e o aumento do investimento nelas, surgiu a necessidade de especialização e criação de novas métricas. Uma vez que as campanhas começaram a ser cada vez mais elaboras, novas necessidades de monitoramento foram identificadas. Isso não ocorre só pelo aumento do investimento, mas sim pela criatividade e capacidade que os profissionais do marketing digital tem demonstrado utilizando as mídias sociais cada vez mais a favor do cliente.

Como já aludido o monitoramento de marca é feito principalmente nas mídias sociais e nos mecanismos de busca de forma que possa medir seu “Net Sentiment”, sua visibilidade, coletar dados numéricos sobre a situação da marca e sobre os resultados de uma campanha. Na Agência Sawi, criamos relatórios customizados por cliente pelo fato de cada um deles precisar de informações diferentes de acordo com seu seguimento e campanha.

Para isso são utilizadas ferramentas específicas e algumas vezes especialmente desenvolvidas para obter essas informações, possibilitando vários tipos de mensuração diferentes. Por isso, se você pretende monitorar sua empresa ou marca certifique-se de que isso seja feito de forma personalizada para sua empresa. Caso você tenha dúvidas sobre monitoramento de marcas deixe suas perguntas nos comentários abaixo ou se quiser uma proposta para sua empresa entre em contato conosco aqui.

Compartilhe

Posts Relacionados