A ad:tech London é uma das maiores conferências sobre marketing digital que reúne grandes empresas e as principais agências da área. A Agência Sawi também esteve presente, representada pelo seu Diretor Executivo Filipe Carpes. Nesse evento teve a oportunidade de acompanhar a palestra de: Jonny Longden (Director, Analytics & Accountability, R/GA London) sobre o digital no modelo de negócio. Leia mais sobre esse assunto no texto a seguir que foi desenvolvido pela agência.
O digital não é um site, não é uma parte, mas sim o seu negócio como um todo.

Antes, o negócio de comunicação era um negócio de via única, escalando em massa: quanto mais, melhor. Não havia outros modelos.  Hoje deve existir uma conversa, e se isso já não fosse difícil o suficiente, o público deve querer conversar com você. Como fazer isso?

Antes, as pessoas mudavam e formavam suas opiniões baseadas em anúncios, que correspondiam a 90% da influência. Hoje se conquista uma opinião com meia hora na internet por meio de reviews, textos, por compartilhamento. A produção espontânea de opiniões e trocas  hoje corresponde a 60% do fator de decisão.

Um exemplo de tudo isso é o Nike Plus. Não é um produto, não é um serviço, é uma plataforma de comunicação, que integra usuários, produtos e serviços, que as pessoas usam e voltam.

Quantidade não é qualidade. As ações precisam ter igualdade no valor de troca. Para atingir escala, os fãs precisam direcionar a ação para os outros. A melhor forma de fazer isso é planejar deste modo desde o começo.
Como criar engajamento:

1- Crie envolvimento: downloads, aplicativos, etc;

2- Abuse da interação: Facilite o uso de favoritos,  envio de material, envio para amigos e outros;

3- Estabeleça uma relação de intimidade com e entre os fãs: Crie listas de favoritos, comentários, permita que troquem mensagens.

4- Descubra os influentes em sua rede e promova-os.
Acompanhe as métricas, mas não fique preso ao CTR, ou aos números absolutos, procure medir alcance, dinheiro e o impacto da marca. E lembre-se de otimizar sempre!



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