Em seu quarto ano de crise os EUA vêm, aos poucos, retomando o crescimento no mercado de varejo online no final de 2011. Segundo pesquisa* divulgada pelo comScore., líder em mensurações digitais, esse tipo de negócio teve um aumento de 15% gerando uma receita de mais de U$ 37 milhões de dólares. No cenário norte-americano, as compras online já são um hábito comum, porém o brasileiro está começando a se adaptar e confiar mais nesse tipo de transação recentemente. De acordo com outra pesquisa** divulgada pela mesma empresa, o varejo online no Brasil também tem crescido, mas timidamente em relação aos EUA.

Estratégias_Multicanais

Para que esse avanço seja mais significativo aqui no Brasil é necessário levar em consideração que a cada dia existem mais pessoas conectadas por meio de celulares, iPhones, notebooks e outros aparelhos. Por isso, é necessário pensar em uma estratégia de marketing multicanal, que não trabalhe apenas com mídias tradicionais, e nem apenas com as novas mídias, pois é exatamente a integração entre elas que tem ajudado a construir e fixar importantes marcas no mercado, como as Lojas Americanas, uma rede que conta com lojas fixas em quase todo país, além de um dos maiores sites de e-commerce do Brasil.

Mas, para que seja possível tamanho reconhecimento, é preciso ter consciência que a aplicação de uma estratégia de multicanal é essencial, sendo pensada para diversas plataformas. Estudos da The Nielsen Company, empresa global de informações e mídia, apontam que consumidores expostos a campanhas publicitárias nas múltiplas telas e mídias – TV, iPad, iPhone, PC, etc. – foram mais impactados e engajados do que aqueles com contato apenas com um tipo de mídia. Portanto, a maneira mais sensata de trilhar um caminho para o crescimento das marcas, do alcance e das vendas é alinhar o comércio online e offline, transformando-os em plataformas integradas.

Um bom exemplo de ações que reúnem diversas plataformas publicitárias é o Refil da Felicidade, instalado pela Coca-Cola em um quiosque no bairro de Copacabana no Rio de Janeiro. A iniciativa integra celular e o ponto de venda e é realizada em parceria com a Oi, por meio da rede 3G e dos pontos de acesso da rede Oi WiFi, com o objetivo de estreitar o relacionamento da marca Coca-Cola com a geração cada vez mais conectada.

Num cenário mundial imerso na web, compreender as diversas maneiras de alcançar o público é o diferencial que pode fazer o negócio deslanchar ou estagnar.

E aí, sua empresa já trabalha com estratégias de marketing multicanal?

 

*Para acessar a pesquisa sobre o aumento de 15% no comercio online dos EUA clique aqui. 

** Para acessar a pesquisa sobre o crescimento do comercio online no Brasil clique aqui.