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O Inbound Marketing trabalha com base na seguinte premissa: atrair, converter, fechar e encantar. Mas, além de ser uma estratégia eficiente para aumentar leads e alinhar as necessidades do público e objetivos da empresa, o Inbound Marketing pode ser certeiro e contribuir para a assertividade da equipe comercial. Quer saber como? Nós explicamos!

Fase da conquista

O Inboud Marketing possibilita que você conheça a fundo quem é seu o público-alvo. Os conteúdos chamados de “atração”, combinados com outras estratégias digitais, resultam num número significativo de visitantes em seu site. Após o processo de aproximação feito por intermédio de conteúdos oferecidos “despretenciosamente” e dos cadastros preenchidos, por meio do que chamamos de progressive profile, é possível que você obtenha dados importantes que irão ajudar a revelar para sua equipe comercial os clientes mais propensos a fechar negócio.

Com a segmentação do público-alvo feita e os dados armazenados no CRM, os contatos passam a receber uma sequência de e-mails estratégicos e automatizados, mas isso é assunto para os próximos tópicos!

Par perfeito: CRM e Equipe Comercial

O CRM (Customer Relationship Management) e a equipe comercial são o casal 20 do Inbound Marketing, o motivo: juntos eles possibilitam conhecer, interagir e fidelizar os leads. O software contribui para o acompanhamento das interações dos clientes atuais e futuros, a maioria dos CRMs oferecem recursos que disponibilizam nomes, telefone e e-mail de prospects. Outros vão além e conseguem identificar chamadas telefônicas, e-mails enviados, interações com equipes de atendimento ao cliente, visitas em sites e outros. No geral, o CRM auxilia a equipe comercial na eficácia da interação com os leads qualificados, fazendo com que chegue até eles informações válidas e de interesse.  E qual o benefício da ferramenta para a equipe comercial? Otimização de tempo e assertividade! Com o CRM não é preciso trabalhar com o ‘achismo’ e nem ficar tentando adivinhar para quem fazer a próxima ligação. Ter o histórico dos prospects, por meio dos registros de interesse do lead que ficarão armazenados em um único local (CRM), facilitará e ajudará a sua equipe comercial nos argumentos de vendas e também irá otimizar o tempo dedicado por lead. Essa estratégia do Inbound Marketing é chamada de lead scoring, que visa avaliar o quanto preparado está o lead para comprar o seu produto.

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Encantar o pretendente

Depois da fase da conquista é preciso manter o encanto! Quem não gosta de ler a coisa certa, no momento certo, não é mesmo? Pois bem, com o levantamento e acompanhamento do histórico dos leads, a equipe comercial tem que encantar e, neste momento, a automatização do e-mail marketing pode ser uma grande aliada e se manter presente fazendo follow-ups. Segundo o SharpSpring, a plataforma de disparo de e-mail automatizados gera um aumento significativo de aberturas de e-mails. O fato do envio das mensagens ser personalizado é um dos motivos para tal assertividade, uma vez que, o conteúdo que chega ao lead, geralmente, o que ele está procurando, nada é forçado ou desinteressante do ponto de vista do histórico levantado pelo CRM. Automaticamente, o número de conversões irá aumentar e experiência do futuro cliente com sua empresa será positiva.

Textos, vídeos, e-books e guias também devem ser utilizados como ferramentas para realizar o follow-up e para atrair e cativar os leads. Isso chamará a atenção para os serviços e produtos oferecidos pela empresa e fará com que o interesse e a ligação entre leads e comercial se tornem cada vez mais estreita.

Final feliz

Já se convenceu do quanto o Inbound Marketing pode ajudar sua equipe comercial? Ainda não? Então temos mais algumas vantagens para te mostrar! Imagine o quanto sua empresa gastaria para manter uma equipe comercial ativa, responsável por ir buscar e abordar clientes aleatoriamente, descobrir quem são e convencê-los sobre algo que, muitas vezes, não é de seu interesse ou conhecimento. Com o Inboud Marketing o cliente não verá o vendedor como um “chato” e sim, sentirá que foi lembrado a respeito de um assunto que lhe interessa.

Outro aspecto importante e que deve ser considerado é o tempo da sua equipe, que será otimizado e dedicado aos leads qualificados e futuros clientes.

Listamos* alguns motivos para investir em softwares de CRM, otimizar sua equipe comercial e convencê-los de vez dos benefícios do Inbound Marketing.

 

– Identificação de comportamentos e os estágios de compra;

– Envio de conteúdo segmentado;

– Automatização das ações do Marketing;

– Alinhamento estratégico entre Marketing e Vendas;

– Otimização de campanhas assertivas;

– Ganho de escala.

 

Pronto! Não tem mais dúvida! O Inbound Marketing é eficaz para aumentar a assertividade e otimizar o tempo de sua equipe comercial. Ficou interessado? Não perca mais tempo, faça algo diferente para o seu negócio. Nós temos uma equipe preparada para te ajudar! http://goo.gl/QBxrkk

 

*Adpatado do texto “Inbound Marketing: Estratégia, tecnologia e recursos essenciais” – Eduardo Correia SharpSpring Brasil

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