+55 19 3325-2430 [email protected]

Você quer comprar algo pela internet, então entra em um site, demora um tempão para encontrar o que precisa, e, quando finalmente acha, percebe que alguma coisa deu errado no longo cadastro realizado ou se depara com um preço diferente do inicial. Quem nunca passou por uma situação assim? Essas são algumas das dificuldades encontradas por quem utiliza o e-commerce para fazer suas compras.

Para exemplificar o que um e-commerce precisa ter para alcançar sucesso, apresentamos com orgulho nosso último projeto entregue, o e-commerce da Controle Informática. A Controle é uma loja que vende produtos de informática e tecnologia, abrangendo desde acessórios básicos até materiais completos. Cliente da agência Sawi há mais de 1 ano, a empresa nos trouxe o desafio de tornar seu e-commerce mais eficaz.

E foi o que fizemos! Tudo começou por um teste de usabilidade do antigo e-commerce, um estudo realizado pela agência Sawi para pesquisar de maneira científica quais as atuais dificuldades que os usuários encontram ao tentar fazer suas compras. Com pessoas de diferentes idades e sexos, filmamos qual era o caminho de compra realizado com a observação de um profissional de Arquitetura da Informação. Isso nos permitiu definir pontos de melhoria essenciais para otimizar o e-commerce da Controle Informática.

teste de usabilidade

teste de usabilidade

Imagens de um teste de usabilidade na Sawi
Assim, uma das soluções foi simplificar ao máximo o sistema de check-out do cliente, evitando a necessidade de um cadastro complexo no e-commerce para finalizar a compra. Com o internauta mais livre e sem grandes imposições, também criamos um sistema de busca inteligente cuja categorização de resultados facilita encontrar o produto desejado, sem ser preciso, por exemplo, digitar o nome exato do produto.

 

teste de usabilidade

teste de usabilidade

Imagens das categorias de busca do e-commerce da Controle Informática

 

Além disso, todo layout do e-commerce foi repensado, com o intuito de tornar a navegação mais atrativa por meio de uma padronização de cores e botões. O SEO (Search Engine Optimization) aplicado ao e-commerce também é outro diferencial, pois, além de prezar por todos os elementos que facilitam ao Google encontrá-lo (URL otimizada, conteúdo adequado, etc.), ele também já categoriza as informações para o buscador entender que se trata de um e-commerce, colocando as principais informações de maneira clara e disponível logo na busca, economizando, inclusive, o tempo do internauta em encontrar o produto desejado. Essa mecânica segue a padronização definida pela colaboração entre Google, Microsoft, Yahoo e Yandex, chamada de schema.org.

teste de usabilidade
Resultado do Google para produto do e-commerce da Controle Informática já com preço e outras informações.

Por fim, vale citar um dos recursos mais inovadores no e-commerce entregue pela agência Sawi, que é a utilização do cloud computing da Amazon. Para a Controle, temos diversos servidores que se auto-complementam, cada com sua função específica para, unidos, oferecerem uma infraestrutura que permite maior performance em velocidade e estabilidade, evitando do e-commerce “cair” em meio a uma compra ou então que o usuário espere muito para uma página carregar.

Todos esses diferenciais do e-commerce da Controle Informática foram feitos pela agência Sawi pensando no usuário. “Nossa preocupação foi tornar o processo de compra do internauta o mais simples possível, como se ele recebesse a orientação de um ótimo vendedor em uma loja física”, explica Rafael Pini, diretor de tecnologia da agência Sawi. Segundo ele, o problema enfrentado pelo e-commerce de ter usuários buscando produtos sem finalizar a compra procurou ser resolvido. “Queremos que o internauta entre com um propósito e saia com ele cumprido, em um e-commerce honesto com foco no usuário onde a pessoa consiga fazer o que quer”, justifica.

Afim de conhecer mais desse case de sucesso da agência Sawi? Então, visite o e-commerce da Controle Informática e nos deixe sua opinião: https://www.controleinformatica.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *