Quando se fala de conteúdo na internet é possível observar que é um dos fatores mais trabalhados no Marketing Digital, por ser fonte de conhecimento e informação online, proporcionando ao público acesso direto e transmitindo transparência. Além de ser o grande atrativo dos usuários, se bem utilizado é uma ferramenta poderosa para trabalhar sua arquitetura de marcas e gerar retorno. No entanto, uma vez que mal posicionado e/ou mal estruturado a imagem de sua empresa pode ser prejudicada.

Na web, tudo o que for publicado de forma incorreta pode ser usado contra quem divulgou. Processos por calúnia, difamação e divulgação de conteúdo falso não são raros. Recentemente, por exemplo, a cantora Courtney Love foi processada por difamação, ao publicar mensagens ofensivas em seu twitter contra uma estilista que estava cobrando pelos seus serviços prestados a ela. É a primeira vez que uma celebridade enfrenta um processo por causa de conteúdo publicado na internet. Assim como esse, existem vários casos menos conhecidos no Brasil que tem sofrido as mesmas consequências.

É possível perceber que a questão real é o contexto, pois quando alguma informação é exposta de maneira errada ela pode ser compreendida de uma forma não planejada. Um exemplo simples de contexto seria dizer pelo twitter em um momento de raiva que quer jogar uma bomba em determinado lugar. Embora mesmo que inapropriado e de mal gosto, na maioria das vezes a pessoa não está falando sério, porém com a enorme visibilidade da web isso pode ser visto como terrorismo e chegar a um processo. Contudo, se essa mesma fala for feita fora da internet em um contexto de piada, o que parecia uma ameaça não passa de uma brincadeira expressando uma insatisfação. Afinal, na web é complicado perceber em que circunstâncias e em que tom foi expressada a mensagem, fazendo com que muitas vezes não seja possível entender o todo.

Dessa forma, trazendo esses exemplos para as empresas e marcas podemos perceber que todos estão sujeitos a serem mal interpretados. Por isso, é de grande importância que um conteúdo de qualidade seja posicionado de forma correta, para não correr o risco de estar no contexto errado.

Outro fator essencial é a monitoração de conteúdo próprio e desenvolvido pelos outros (mídia espontânea), pois assim a marca poderá saber qual é a reação do público em relação ao que é falado sobre ela. Com isso, a empresa poderá implementar as ações necessárias para continuar a trabalhar positivamente ou reverter alguma situação negativa.

Mas como garantir que seu conteúdo seja bem utilizado? Inicialmente, é recomendado trabalhar com profissionais especializados em posicionamento e divulgação online. Assim, além de saber utilizar corretamente o material disponível, também conhece formas de medir o impacto de campanha e monitorar o conteúdo. Para isso são utilizadas métricas.

Como o marketing digital se tornou essencial para as empresas em 2010, seus investimentos tem crescido consideravelmente. No entanto, grande parte das campanhas ainda não tem planejamento bem estruturado, correndo o risco de prejudicar sua imagem e posicionamento. Para evitar esse problema e começar a trabalhar bem seu conteúdo, procure profissionais da área que são conhecidos por fazer um bom planejamento e por saber criar e publicar material de forma estratégica. Isso pode ser feito através da contratação de agências digitais que são conhecidas por fazerem um bom planejamento de marketing digital ou caso sua empresa tenha uma área para isso procure por funcionários que tem experiência na área com o intuito de formar uma equipe para trabalhar na web.