Você já parou para pensar em como funciona a busca do Google? Quando você busca algo, você não está buscando a web, mas rastreando o banco de dados do Google.  Vamos por partes.

O Google possui robôs de busca, também chamados de spiders ou bots, que rastreiam ativamente a web em busca de conteúdo em sites, blogs, etc. Esses robôs navegam por links, pulando de página em página, salvando conteúdo e estabelecendo relações entre os links.

Há algumas formas de solicitar que o seu conteúdo seja rastreado pelos robôs, assim como é possível bloquear todo um site ou áreas dele que você não deseja que seja visto.

Quando você digita sua busca, o Google não apenas disponibiliza tudo o que encontra em seu banco de dados. Há diversos filtros e uma classificação,  de acordo com um ranking do valor do seu site para aquela busca. Subir nessa classificação é o que chamamos de Otimização para Buscadores.

Separamos um vídeo do próprio Google mostrando como funciona a pesquisa. Ou, se preferir, dê uma olhada neste infográfico elaborado pelo PPCblog, que mostra os intrincados processos envolvidos em uma simples busca.

 

Compartilhe

Posts Relacionados