A ad:tech London é uma das maiores conferências sobre marketing digital que reúne grandes empresas e as principais agências da área. A Agência Sawi também esteve presente, representada pelo seu Diretor Executivo Filipe Carpes. Nesse evento teve a oportunidade de acompanhar a palestra de: Shari Swan (Founder, Streative Branding) sobre branding simplificado. Leia mais sobre esse assunto no texto a seguir que foi desenvolvido pela agência.
A chave de uma estratégia nas redes hoje é ser co-criativo. Ou seja, não seguir sozinho, nem jogar a bola inteira para os consumidores, mas sim trabalhar em equipe e engajar as pessoas.

Um exemplo interessante desse engajamento foi a campanha “O melhor emprego do mundo”, que anunciava uma vaga de  zelador de uma ilha paradisíaca. A campanha gastou muito pouco em anúncios tradicionais, mas que com um mote interessante, estimulou as pessoas a repercutirem a campanha, que eventualmente ganhou espaço na mídia em diversos países.

A Pepsi criou uma campanha nos EUA chamada Refresh Everything, cujo objetivo é coletar idéias e engajar os consumidores em várias causas, sugeridas por eles mesmos. As mais votadas são financiadas pela empresa.

O que todos querem saber é o ROI, ou o retorno do investimento em ações deste tipo. Costumamos contabilizar um outro tipo de ROI: retorno em influência.  Quando engajadas, as pessoas se tornam evangelizadoras de sua marca, compartilhando um pouco de sua própria influência  com suas empresas favoritas.