Os dispositivos móveis estão mudando a forma como ficamos conectados. Além de nos possibilitar estar na rede o tempo todo e em qualquer lugar, agora a inovação também está na forma como acessamos nossos emails, uma ferramenta presente diariamente em nossa vida.

De acordo com pesquisa realizada pela Return Path entre abril e setembro de 2011, a abertura de emails em dispositivos móveis aumentou 34% em relação ao último estudo de seis meses atrás coordenado pela mesma empresa. E, apesar do webmail manter a liderança como plataforma mais utilizada, seu uso caiu 11%, seguido do desktop que teve queda de 9,5% em acessos.

É interessante notarmos como o consumo de mensagens foi facilitado pelos novos dispositivos. Os tablets, por exemplo, contribuíram para uma disparada de 73% na checagem de emails, sendo que só o iPad subiu 12% em utilização no mês de março. Isso mostra a aderência dos consumidores para fazer atividades cotidianas de maneira diferente, influenciados pela convergência digital.

Mais interessante ainda é saber que os mobiles são mais bem-vindos aos finais de semana, quando as pessoas se deslocam com maior frequência. Mas, são esquecidos às segundas-feiras, quando o uso de desktops e webmail cresce consideravelmente. Ou seja, o modo com que se utilizam os dispositivos tem tudo a ver com o comportamento do consumidor.

E o que isso representa para as marcas? Essa novidade revoluciona a maneira de falar com o público, por exemplo, por meio de emails marketing.  As perguntas agora são: onde meu consumidor está? Quais seus hábitos de vida? Por onde ele costuma ir? Assim, chegaremos até seus dispositivos móveis preferidos para passar uma mensagem relevante e, sobretudo, pertinente! Seja com mídias sociais, aplicativos, ou até mesmo com o bom e velho email.