AjaxVocê pode não entender como funciona os mecanismos do elevador do seu prédio. Ou como o seu computador funciona. Ou o imenso caminho que os dados percorrem pela internet até a sua tela. Mas basta apertar um botão e qualquer uma dessas coisas demorar um minuto a mais para sua paciência esgotar rapidinho.

Nós não sabemos como funciona um elevador, mas podemos ajudar você a entender o que é Ajax, sigla para “Asynchronous JavaScript And XML”. Trata-se de um conjunto de códigos e práticas que deixam a resposta dos sites mais rápida e os servidores mais livres. Por exemplo, ao clicar em um link, a página solicita apenas os dados necessários aos servidor e exibe, sem recarregar toda a página.

Isso não é algo muito novo. Usado em larga escala há mais de dez anos, é um conjunto de tecnologias já consolidadas na época.  Você provavelmente nem se preocupa com isso, mas o Gmail, Yahoo!Mail e Hotmail funcionam com esse princípio. A cada clique, a única informação que o seu navegador precisa é do conteúdo do e-mail, e não de toda a página novamente.

Quer outro exemplo? Este site da Sawi também usa essas tecnologias.  E além de deixar as coisas mais animadas e interativas, nossos desenvolvedores também otimizam o código para o site funcionar mais rápido.

Compartilhe

Posts Relacionados