A ad:tech London é uma das maiores conferências sobre marketing digital que reúne grandes empresas e as principais agências da área. A Agência Sawi também esteve presente, representada pelo seu Diretor Executivo Filipe Carpes. Nesse evento teve a oportunidade de acompanhar a palestra de: Giles Andrews (CEO, Zopa) sobre Aprendizado Social. Leia mais sobre esse assunto no texto a seguir que foi desenvolvido pela agência.
A Zopa é um negócio online de empréstimos para pessoas físicas. Qualquer um pode emprestar ou pedir dinheiro emprestado, com taxas menores do que as do mercado. Existem cerca de 40 cópias desse modelo de negócio no mundo. Como sobreviver à concorrência e conquistar mercado?

Existem dois tipos de confiança para esse negócio, que chamo de “softtrust” e “hardtrust”. O primeiro diz respeito à transparência, o que os bancos não fazem. O segundo tipo é uma confiança de longo prazo, de que o banco não vai “sumir” a qualquer momento.

Os bancos não têm uma boa comunicação. Essa comunidade mostrou para as pessoas que investir em bancos é como jogar um jogo: você não sabe exatamente o que vem, que taxas serão cobradas.  E o banco não responde às solicitações, pois não é do interesse dele que você saiba isso.

O Zopa inverte esse conceito apostando no “social learning”, ou aprendizado social, onde a comunidade do site aprende e ensina sobre o assunto dinamicamente. Há, por exemplo, um fórum para ajudar os novatos e aqueles com dúvidas, onde os moderadores são todos voluntários, trabalhando de graça.

As empresas não podem entrar nas mídias sociais a menos que tenham o que conversar. É como entrar em uma roda de amigos, precisa haver interação. Além disso, hoje em dia o público busca ajuda pelo twitter. Isso significa uma busca por respostas mais rápidas e diretas, sem intermediários ou enrolação.

O aprendizado social é apenas um dos exemplos dos caminhos em relação ao futuro. Um outro são máquinas capazes de aprender, como o Big Dog, um robô capaz de aprender a ficar em pé sem cair,  elaborado pela Boston Dynamics.

Ainda nessa idéia, um outro exemplo seria uma geladeira capaz de aprender os seus hábitos de consumo, prazos de expiração dos produtos e marcas favoritas. Com todos esses dados, ela será capaz de fazer compras online, nunca esvaziando.

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