Muito se diz sobre redes sociais e a sua indiscutível importância em uma campanha de marketing digital, principalmente quando se pretende criar um relacionamento maior entre marca e cliente. Porém, alguns usos das redes sociais nem sempre são lembradas, ou até mesmo conhecidas.

Vamos tentar tornar isso mais claro na prática: vá até o Google  e digite seu nome entre aspas. Encontrou alguns de seus perfis em redes sociais? Este é o ponto: várias redes possuem seus conteúdos indexados pelo Google, então, por que não utilizar isso a seu favor?

Algumas redes para quais vocês devem estar sempre atento:

  • Google Maps: muitas vezes quando buscamos por determinadas palavras-chave, geralmente as que seguem o formato “[produto/serviço] em [cidade]” o Google nos retorna logo no topo, acima dos resultados orgânicos, um mapa do Google Maps com uma lista ao seu lado, com várias lojas em que podem ser encontrados os produtos ou serviços pesquisados.
  • Yahoo! Respostas: É uma rede social onde as pessoas podem fazer perguntas, e os demais usuários respondem da melhor forma possível, procurando assim ganhar pontos. Para nós, além de uma ótima oportunidade de responder perguntas que sejam cabíveis ao que sua empresa oferece, o Yahoo! Respostas possui um alto pagerank e uma rápida indexação pelo Google.
  • Slideshare: um espaço para guardar e divulgar suas apresentações do tipo PowerPoint. Sua vantagem está na velocidade de indexação e na forma diferente de fornecer conteúdo ao seu público.
  • YouTube: diversas vezes temos vídeos entre os resultados nas buscas do Google. Acompanhados de miniaturas, têm bastante destaque nos resultados, além de ser uma forma mais agradável de passar certos conteúdos.

Existem, claro, muitas outras redes sociais que também são indexadas e merecem atenção.

Outro ponto importante é que em grande parte das redes podemos inserir links para uma página. Assim, sites que já possuem um pagerank alto irão apontar para seu site, construindo uma rede de links ainda mais forte e eficiente. Devemos também lembrar dos “bookmarks” e “agregadores de links”, que são espaços que reúnem conteúdos de diversos sites em um único local.

De toda forma, não basta simplesmente espalhar links pela internet de forma aleatória e desordenada. Para não ser caracterizado como spam e gerar um sentimento desagradável para a sua marca, é preciso de estratégia e inteligência para que você consiga gerar sempre valor para o consumidor e ganhar destaque nas buscas.