Como ser o primeiro no Google? Essa é uma pergunta que tira o sono de muitas marcas na internet. Afinal, grande parte das empresas já entende quão decisivo é para o consumidor encontrar algo de seu interesse logo nos primeiros resultados do Google. Para isso, muitos utilizam a técnica de SEO – Search Engine Optimization, que consiste em oferecer um conteúdo otimizado para o mecanismo de busca encontrá-lo na rede e indexá-lo em seus resultados. Mas, sabendo disso, muitas marcas estão abusando do SEO.

Esse abuso vem de ações consideradas ruins pelo Google, as chamadas “Black Hat”, que vão desde repetições excessivas de palavras-chave até as “fazendas de links”. Para evitar que essa má prática de SEO obtenha vantagem sobre quem publica conteúdo de qualidade, e, sobretudo, para o internauta sempre ter contato com um material relevante, o Google colocou no ar ontem um novo algoritmo para punir os praticantes de Black Hat.

Assim, esse algoritmo já começa a varrer dos primeiros resultados os conteúdos não coerentes ou os considerados Webspams. “Estamos indo atrás daqueles que enchem a página de palavras-chave, trocam muitos links ou vão além do que normalmente esperamos”, declarou o engenheiro da Google Matt Cutts durante o evento de cultura digital SXSW, realizado em Austin, nos Estados Unidos, em março deste ano. Apesar de não deixar claro o que é considerado Webspam, o Google mudará a forma de pensar em SEO e, principalmente, focará em fornecer melhores experiências aos seus usuários.

Além desse algoritmo, o Google já faz buscas em português a partir do Algoritmo Panda desde agosto do ano passado, cujo intuito também é punir quem abusa de SEO. Desde seu lançamento, a ferramenta chegou a provocar mudanças nos resultados de busca na ordem de 12%. Com o novo algoritmo, espera-se uma mudança em torno de 3%. Diante disso, as páginas com publicidade excessiva também serão punidas. Em janeiro, o Google penalizou seu próprio navegador, o Chrome, por conta disso. Então, como fazer SEO sem errar?

algoritmo panda

Gráfico ilustrando a ação do Algoritmo Panda

Essa pergunta pode ser respondida da maneira mais simples possível: pense em seu público. A partir do momento em que as marcas se preocuparem, de fato, em oferecer algo de qualidade e real utilidade para seu internauta, qualquer um de seus produtos será bem visto pelos mecanismos de busca, justamente porque também será aceito pelo leitor. Ou seja, a web está cada vez mais semântica, e, mais do que SEO, temos que nos preocupar com a relevância do conteúdo.

Para conferir a ação do novo algoritmo do Google, dá uma olhada na lista feita pelo site Searchmetrics, que fez uma pesquisa com 50 mil palavras-chave, em 5 milhões de domínios, e comparou os 100 primeiros resultados com os encontrados na semana passada. Pela relação, é possível entender a ação da ferramenta.

E você, sabe como fazer SEO de maneira correta? Venha trocar ideias com a gente!