O papel das mídias sociais na internet tem sido cada vez mais importante. Segundo o comScore 99% dos internautas brasileiros estão nessas redes, perdendo apenas para os Estados Unidos com 99,7% de usuários. Esse fenômeno dá as redes sociais um poder de influência e compartilhamento de informações enorme. O que já foi percebido pelas grandes empresas e tem gerado muitas ações online.

A força desses sites tem sido tão grande que algumas redes são exclusivas para celulares. De acordo com a empresa de infraestrutura de rede Huawei, a banda larga móvel teve um crescimento de 138% em 2010 e já no primeiro trimestre de 2011 foram 28,1 milhões de acessos 3G via smartphones. Com esse crescimento mundial e principalmente brasileiro de acesso mobile, começaram a surgir diversas redes sociais que utilizavam recursos do celular e da mobilidade.

Uma vez que essas mídias sociais começaram a fazer sucesso, as empresas também começaram a explorar possibilidades. Essas redes são utilizadas através de aplicativos, sendo que algumas modificações podem ser feitas pelo site, porém suas principais funções são executadas pelo smartphone. Veja abaixo algumas redes que estão fazendo sucesso e que já tiveram ações de grandes marcas.

Into Now: Recentemente adquirido pelo Yahoo, esse aplicativo tem a capacidade de identificar os programas e filmes que você está assistindo através do som e compartilhar com seus amigos da rede, assim como em outras famosas (Facebook, Twitter, etc). Além dessas funções, o aplicativo também organiza e registra quais programas foram assistidos, permitindo também comentários e interação entre os usuários. É necessário se cadastrar para utilizar o aplicativo e é possível fazer um perfil com uma foto pessoal.

Seu potencial foi percebido pela Pepsi que criou uma campanha em parceria com a rede, gerando bastante destaque. A promoção consistia em unir o comercial televisivo a essa mídia social, ou seja, quando passasse o filme publicitário da Pepsi na televisão o usuário poderia identificá-lo pelo Into Now e após seguir instruções para ganhar uma Pepsi de graça. Observando essa ideia é possível notar que existem diversas opções de promoção nessa rede e quanto mais inovadora maior o destaque da marca.

O Into Now é compatível ao iOS, o aparelho ainda precisa ter microfone e conexão wi-fi ou 3G para identificar o programa. Veja como é o Into Now abaixo.

Foursquare: Como já aludido em outro texto de nosso blog, o Foursquare é uma rede social de geolocalização. Apesar de também ser acessado pelo seu site e permitir algumas modificações, suas funções principais são realizadas pelo aplicativo. Como a ideia é que o usuário possa fazer “check-in” de qualquer lugar, o jeito mais prático é através de um smartphone 3G com compatibilidade ao aplicativo.

Em meio a várias promoções através de “check-ins” e “Mayorships”, o que teve maior destaque nessa rede foram promoções do Starbucks. A mais famosa delas dava desconto de U$ 1 para o “Mayor” de cada unidade na compra de café. A partir dessas promoções de destaque mais empresas e estabelecimentos comerciais, sejam grandes ou pequenos, fizeram promoções a partir dessa mídia social. Agora com 8 milhões de usuários seu sucesso é tão grande que a última versão de seu aplicativo tem um espaço reservado apenas para ofertas. Conheça essa rede abaixo abaixo.

Instagr.am: É uma rede de compartilhamento de imagens através do celular. O aplicativo exige cadastro e inclui um perfil pessoal, sua principal função é transformar fotos do celular através filtros envelhecidos. O usuário pode postar suas imagens em uma timeline semelhante a do twitter, além  de poder divulgar em outras redes como facebook, tumblr, etc. O usuário ainda pode seguir ou ser seguido por outros participantes, interagindo com eles através de fotos e comentários.

A Levi’s Brasil viu a oportunidade de explorar essa rede social e criou um perfil no Instagr.am, o “levisbrasil” que mostra novas peças e retrata a personalidade da marca. A empresa percebeu que essa mídia sociaisl possui um público descolado e jovem, assim como a marca, fazendo com que esse seja um ótimo canal para trabalhar sua imagem. Sua mais recente ação nessa mídia social consistia no participante tirar foto de uma pessoa usando jeans levi’s mostrando a etiqueta e então postar com a hashtag “#levissass” no aplicativo. Assim, as 30 primeiras fotos ganhariam um presente da marca. Veja a chamada para a promoção abaixo e imagens de como é o Instagr.am.

Embora essas sejam apenas algumas redes exclusivas para smartphones, sabemos que ainda existem várias que funcionam em certos nichos de mercado e que ainda estão em crescimento. Assim como essas empresas, acreditamos que existem várias formas criativas de trabalhar nessas redes e ainda explorar uma mídia pouco utilizada. E você? O que acha desse assunto?