O futebol é o esporte mais popular do mundo e, talvez, o mais poderoso. Essa paixão que engaja torcedores por todos os países forma uma indústria que envolve talentos e publicidade movimentando mais de 19 bilhões de euros por ano. E esse negócio tão lucrativo está agora se relacionando com seus públicos por meio das mídias sociais.

Essa tendência foi assunto comentado no Soccerex 2011, principal convenção mundial sobre futebol que aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro no Rio de Janeiro. Empresas e clubes discutiram, entre outros temas, como a internet é espaço ideal para os fãs do esporte interagirem com os jogadores e suas associações.

Um exemplo disso são os aplicativos criados para smartphones, como os apps para acompanhar as obras do estádio do Palmeiras e os acontecimentos do próprio Soccerex 2011. Os mobiles são as telas mais próximas dos torcedores, carregadas por eles o tempo todo sendo parte de seu dia a dia, o que dá oportunidade aos clubes e às marcas de se aproximarem dos seus fãs, criando uma comunicação muito mais pertinente e relevante.

Assim, torcer pelo seu time e gritar gol a cada jogada se torna uma experiência muito mais marcante. Seja acompanhando pelo Twitter, comentando no Facebook, ou ficando ligado a cada segundo no celular e smartphone; as possibilidades são muitas, basta estar conectado.