As mídias sociais cada vez mais tem crescido em sua utilização, tanto por usuários quanto para divulgação em campanhas publicitárias. Com essa evolução na utilização no marketing digital em geral a necessidade das pesquisas e mensuração das campanhas serem mais sofisticadas aumentou.

Para isso são utilizadas as chamadas métricas que são sistemas de mensuração que quantificam tendências e características. Esses sistemas identificam fenômenos e diagnosticam causas. No caso das métricas de mídias sociais elas apontam o andamento e a eficiência de uma campanha ou de uma ação em determinada mídia social. Elas também avaliam investimento e retorno e demonstram resultados ao cliente.
 

Os fatores básicos avaliados na mensuração são:
Sites de mídias sociais

  • Visitantes Únicos
  • Custo por Visitante Único
  • Exibições de Página
  • Visitas
  • Visitas Repetidas
  • Taxa de Interação
  • Tempo de Permanência
  • Instalação de Vídeos
  • Ações Relevantes

Blogs

  • Tamanho da Conversação
  • Relevância do Site
  • Credibilidade do Autor
  • Relevância e Novidade do Conteúdo

Widgets / Aplicativos

  • Instalações
  • Usuários Ativos
  • Perfil da Audiência
  • Alcance de Usuários Únicos
  • Crescimento
  • Aplicativos por Usuário
  • Usuários Ativos  / Aplicativo
  • Longevidade  / Ciclo de Vida
     

Além desses fatores básicos também é possível avaliar o status da opinião dos usuários, ou seja, se são opiniões positivas, neutras ou negativas e qual a porcentagem de cada uma. Essa métrica é chamada de “Net Sentiment”.

Ao avaliar esses tópicos é possível obter a consciência de marca, intenção de compra, probabilidade de recomendação, favorabilidade, recall e associação da mensagem. Para que a mensuração seja mais efetiva é importante delinear quais são as informações buscadas e selecionar a melhor ferramenta para adquiri-las.
 

Ferramentas de mensuração:

  • Google Analytics: é uma ferramenta fornecida pela Google e requer uma conta Google gratuita para ser utilizada. É utilizada em blogs e sites e além das métricas básicas também exibe informações sobre a localização geográfica do visitante, como teve acesso a página (acesso direto, através de links, etc.), sistema operacional, navegador, entre várias outras.
  • Scup, radian6 e alterian SM2: são softwares que coletam e classificam informações sobre determinada marca, empresa, pessoa etc. Essas ferramentas determinam o “Net Sentiment”.
  • Social Mention: é um mecanismo de busca geral e segmentada que permite buscar termos e avaliar volumes.
  • Twitter Grader e Klout: são ferramentas que avaliam o nível de influência dos usuários do Twitter. Essas ferramentas permitem o cliente saber quem são os maiores influenciadores a favor e contra sua marca e cria a possibilidade de utilizar essa informação para trabalhar a campanha.
  • Trendrr, Tweetreach e HowSociable: avalia presença, alcance e resposta em mídias sociais diversas através do calculo e criação de índices numéricos.
     

Uma vez que as informações necessárias são delineadas e as ferramentas selecionadas de acordo, é importante saber utilizá-las e interpretar as informações obtidas para que assim as decisões em relação a campanha ou seus resultados sejam os mais acurados possível. Potencializando assim a campanha ou demonstrando sua eficácia ao cliente.

 

Para saber mais sobre esse assunto acesse:

Interactive Advertising Bureau (IAB)
Razorfish Fluent – The Social Influence Marketing Report
Métricas para mídias sociais

Último acesso em: 03/12/2010

*A imagem que ilustra este post na capa é de Loris Viviano

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