O clássico sistema de streaming de vídeo já é um velho conhecido de todos nós. Quando muitas pessoas querem acompanhar uma transmissão ao mesmo tempo, é necessário um servidor gigante capaz de enviar grande quantidade de dados para milhares de usuários, além de, na maioria das vezes, gerar um custo considerável por isso. Outro conhecido antigo nosso é o download, quando precisamos baixar um arquivo inteiro no PC para depois dividi-lo com os amigos.

streaming_video

Mas, o BitTorrent Live promete revolucionar esses processos, disponibilizando um streaming de mídia fácil de utilizar, no qual os próprios internautas enviam e compartilham conteúdo entre si, sem a necessidade de uma única fonte central. Isso é ideal para os pequenos criadores de conteúdo, que poderão distribuir suas transmissões para um expressivo número de pessoas, sem grandes dificuldades ou custos.

Ainda em fase de teste, essa espécie de “rede social” de streaming é gratuita, apenas cobrando algumas taxas para quem quiser exibir comerciais, e vai, justamente, na contramão da atual tendência de retirar da rede possibilidades de compartilhar conteúdo, devido às leis atuais, como, por exemplo, a SOPA. E mais do que isso, o objetivo maior é acabar com a televisão!

“Meu objetivo é acabar com a televisão”, afirma Bram Cohen, o criador do BitTorrent Live. Segundo ele, o problema não está na televisão em si, mas em sua forma de transmissão – “a estrutura física da televisão, inevitavelmente, vai desaparecer; mas o modo de consumir conteúdo da TV veio para ficar”, defende. As declarações do visionário foram dadas em uma entrevista ao TechCrunch.

Confira abaixo um vídeo em que Bram Cohen explica de maneira simples como funciona o BitTorrent Live (em inglês):

 


E aí, o que você acha da proposta do BitTorrent Live? Você pode conhecer o site da rede clicando aqui. Depois, compartilhe sua opinião com a gente!

Compartilhe

Posts Relacionados