A Wikipédia é conhecida como uma enciclopédia livre e online que é sustentada por diversos colaboradores, sendo que qualquer pessoa pode fornecer ou modificar dados desde que com a intenção de melhorar seu conteúdo. Seu projeto foi iniciado em 15 de janeiro de 2001 apenas com versão em inglês pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger. Ao final de seu primeiro ano o site já havia 10 mil artigos publicados e hoje, tendo recentemente completado 10 anos, possui cerca de 17 milhões de artigos em mais de 270 idiomas e dialetos.

É preciso ter uma conta no website para que o usuário possa adicionar ou editar uma informação, uma vez que cadastrado e conhecendo como criar e formatar uma página qualquer internauta está habilitado ser um editor. Atualmente, a empresa possui cerca de 100 mil editores frequentes que ajudam o site a se manter, pois fornecem e melhoram o conteúdo do site de graça.

Por outro lado se o internauta não souber suas funções, basta um clique em Criar Página para ser direcionado ao Guia de Edição onde todos os passos básicos e regras para dar entrada a um novo conteúdo se encontram. A partir do Guia de Edição é possível também encontrar a página Tutorial que explica como formatar o texto no sistema da Wikipédia e como utilizar as diferentes seções de um artigo. Se ainda for complicado editar corretamente, existe no site a página de Teste que pode ser utilizada para treino antes de tentar desenvolver um artigo.

Mantendo sua política e premissa, a Wikipédia conquistou recentemente mais de 410 milhões de acessos individuais mensais, segundo a comScore, e planeja abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos que será localizado na índia. Esse será o primeiro passo da empresa para expandir seu website, sendo que seu objetivo é diversificar o perfil de sua base de colaboradores. Ainda hoje sustentada por doações, não tem a intenção de abrir espaço para publicidade, de forma que a ideia colaborativa de compartilhar informações seja mantida sem elementos comerciais, concentrando-se somente no conhecimento.

Pensando no futuro, a empresa pretende expandir para os países em desenvolvimento, já citado anteriormente, seu próximo passo será abrir um escritório na índia para ampliar o número de artigos e colaboradores dos idiomas falados no país. Segundo um de seus fundadores, Jimmy Wales, o Brasil seria o próximo a ser investido dando continuidade a esse crescimento. De acordo com seus planos, a Wikipédia pretende ter 1 bilhão de usuários em 2015, com a estratégia de suportar mais idiomas e melhorar a velocidade do website em países nos quais ainda é lento.

O sucesso atual e futuro da empresa não depende apenas dela, mas também do crescimento da base de editores regulares e das doações daqueles que acreditam que cada conteúdo pode ser melhorado. Conservando sua ideia inicial de atingir a todos os que tem interesse mas não tem acesso a informação, permitindo que seja compartilhada de forma global.

Compartilhe

Posts Relacionados