Skoob é uma rede social para leitores desenvolvida no Brasil. Esse site foi criado pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira e lançado em 30 de dezembro de 2008. Utilizado por leitores para compartilhar seus interesses e opiniões sobre livros, essa rede permite que qualquer pessoa crie sua estante virtual. Cada usuário pode organizar os livros que gosta ao procurá-los no acervo do site e selecionar o status de cada um deles entre as opções li, estou lendo, relendo e abandonei.

É possível também indicar quais livros o usuário tem, qual deseja, quais são seus favoritos e qual sua avaliação do livro através de um sistema de estrelas. Como uma rede social, o usuário deve ter um perfil para adicionar amigos e para montar sua estante. A intenção de adicionar amigos é criar um ambiente no qual as pessoas possam compartilhar seus hábitos de leitura. Essa idéia surgiu da necessidade das pessoas compartilharem suas opiniões e suas preferências de leitura, uma vez que nos dias de hoje tem sido cada vez mais difícil de fazê-lo.

Atualmente com mais de 300 mil leitores, o Skoob tem desenvolvido sua estrutura, com espaço para comunidades específicas e de ajuda a usuários.  Ainda tem investido no social fazendo campanhas e sorteios interativos. Uma de suas recentes promoções oferecia um Ipad, um Galaxy Tab e 60 livros. Além de atrair mais usuários para a rede e aumentar sua visibilidade ainda incentivou a participação social.

Essa promoção consistia nos usuários cadastrados acessarem a página da promoção e escolherem se preferiam ganhar um Ipad ou um Galaxy Tab. Além desses dois prêmios, também estavam sorteando 60 livros até o final da promoção a todos os usuários participantes independente de seu número de cupons, uma vez que a cada dia eram sorteados dois livros do total.

Quando cadastrado no Skoob e participando da promoção através da escolha entre um prêmio e outro, o participante recebia um link próprio que ele podia divulgar a seus amigos nas mídias sociais e na internet em geral. Divulgando esse link, o usuário ganharia um cupom por pessoa que fizesse cadastro na promoção a partir dele. Cada prêmio iria para o usuário que possui mais cupons de acordo com sua escolha, ou seja, o ranking de cupons era de acordo com prêmios e cupons. Com isso, um participante ganhou um Galaxy Tab e outro ganhou um Ipad.

Agora com um acervo de troca com mais de 2 milhões de livros, essa rede criou o Perfil PLUS que fornece um bom ambiente para trocas, facilitando o acesso aos livros disponíveis. Essa nova função deve ser paga apenas uma vez para atualizar ao novo perfil. Para saber mais sobre esses novos serviços acesse a área PLUS no site.

O Skoob ainda tem muito potencial para crescer e tem tido ótimos resultados em suas promoções. Grande parte de seu sucesso vem da proposta inicial do site e de sua grande participação nas maiores mídias sociais. Sendo que as ações na internet e seu incentivo ao social fizeram com que essa rede brasileira ganhasse destaque e evoluísse. Caso você queira saber mais sobre esse site acesse sua página aqui ou deixe suas perguntas e comentários abaixo.

Compartilhe

Posts Relacionados