20/08 2010

O Retorno do Investimento na Web

por Sawi em Redes Sociais

O Retorno do Investimento, ou ROI, é um termo que vem há anos permeando as discussões no mercado publicitário, mas que com a web, um mercado novo para muitas empresas, tem tomado a frente do debate.

Trata-se de uma conta simples que todas as empresas tentam fazer: vale a pena investir X em um novo site, portal, blog ou comunicação online? Qual será o retorno desse investimento para a empresa?

Embora a questão seja simples, a resposta é complexa. Na comunicação online, assim como na publicidade, entram na conta muitos fatores importantíssimos, mas cujos valores não são expressos em moeda, tais como a percepção da marca, a visibilidade dos produtos e o quanto os consumidores gostam ou não de uma ação, sem contar o importantíssimo marketing boca a boca.

Assim como em todo mercado, existem as empresas sérias, e aquelas que não cumprem o que prometem. E na briga de tubarões, os empresários procuram garantias de que o seu dinheiro não está virando água, de que aquela ação nas redes sociais está dando resultado, que o site tem as visitas esperadas,  ou que a sua verba de Adwords está sendo bem gerenciada.

É aí que entram os relatórios. Se não existe como medir o exato ROI na percepção de marca, a evolução das ferramentas de métricas permite calcular a eficiência de anúncios e conversão em sites de e-commerce, por exemplo. Para você ter um idéia, hoje é possível saber quantas pessoas entraram no seu site pelo twitter, quais áreas essas pessoas acessaram e quantas efetuaram uma compra.

Por isso é importante acompanhar todas as ações com relatórios, estatísticas e dados, para orientar as campanhas, e ajustá-las sempre, em tempo real, focando nos públicos que realmente compram.

Agora, imagine uma empresa que abre vários canais para o seu público, está presente nas redes ao lado dele,  ouve e responde no twitter ou onde quer que o consumidor esteja. Qual será o primeiro nome a vir na mente desse público quando precisar de um produto? Isso é Retorno de Investimento.

(A imagem que ilustra esse post é de woodleywonderworks)


Comentários


Leia Mais

13/10 2010

Métricas para mídias sociais

As mídias sociais cada vez mais tem crescido em sua utilização, tanto por usuários quanto para divulgação em campanhas publicitárias. Com essa evolução na utilização no marketin...

11/10 2010

Os consumidores de mais influência estão no Twitter

O Twitter é a mídia social que mais cresceu em um curto período de tempo.   At...

25/08 2010

O perfil profissional nas Redes Sociais

“Redes sociais substituem cartões de visita”.  Essa afirmação de Clara Shih, autora do livro “The Facebook Era” em uma palestra no Digital Age 2010, reflete o caminho que as redes sociais têm seguid...