A atratividade dos investimentos para negócios na internet aumenta cada vez mais. De acordo com os resultados da pesquisa do Projeto Inter-Meios divulgada na edição da Revista M&M desta semana, a internet é a mídia que mais cresce em termos de venda de espaço comercial. De janeiro a novembro de 2011, o meio online expandiu mais de 21% no faturamento publicitário, com um valor de R$ 1,29 bilhão diante dos R$ 25,6 bilhões do setor (considerando todas as mídias), ficando atrás apenas da TV aberta, do jornal e da revista.

E, apesar de não ultrapassar as mídias tradicionais, a web tem chamado a atenção das empresas para marcar presença online. Mas, será que o mercado realmente sabe como fazer negócios na internet? A maioria das marcas já tem consciência sobre a necessidade de se ter um site, criar perfis nas redes sociais, e, como nos mostra a pesquisa, anunciar nesse meio; porém, ainda enxergamos a força da internet restrita ao meio online.

Conseguir viabilizar as ações na web como algo que transcende o digital é uma visão muito mais ampla, entendendo como os negócios na internet, apesar de começarem no online, influenciam o offline. Isso porque as marcas do atual cenário competitivo precisam de uma comunicação integrada em sintonia total com todas as estratégias de sua organização, refletindo seu posicionamento em cada passo dado.

Assim, quando você pensar em negócios na internet para sua empresa, vale questionar:

• Eu sei quanto de retorno real essa campanha online vai me trazer? Minha agência consegue me mostrar isso?

• Os negócios na internet que realizo me passam a sensação de algo intangível, como se fosse uma coisa que faço num mundo abstrato e não vivencio em meu dia a dia?

• Entendo, de fato, que os negócios na internet devem estar em sintonia com os negócios do dia a dia de minha empresa? Minhas atuais ações online seguem essa estratégia de resultado?

Essas são premissas básicas para entendermos até onde a internet é capaz de levar nossos negócios. Quer descobrir mais? Escreva sua dúvida ou fale com a gente, será um prazer ampliar seus horizontes!