As mídias sociais cada vez mais tem crescido em sua utilização, tanto por usuários quanto para divulgação em campanhas publicitárias. Com essa evolução na utilização no marketing digital em geral a necessidade das pesquisas e mensuração das campanhas serem mais sofisticadas aumentou.
Para isso são utilizadas as chamadas métricas que são sistemas de mensuração que quantificam tendências e características. Esses sistemas identificam fenômenos e diagnosticam causas. No caso das métricas de mídias sociais elas apontam o andamento e a eficiência de uma campanha ou de uma ação em determinada mídia social. Elas também avaliam investimento e retorno e demonstram resultados ao cliente.
Os fatores básicos avaliados na mensuração são:
Sites de mídias sociais
- Visitantes Únicos
- Custo por Visitante Único
- Exibições de Página
- Visitas
- Visitas Repetidas
- Taxa de Interação
- Tempo de Permanência
- Instalação de Vídeos
- Ações Relevantes
Blogs
- Tamanho da Conversação
- Relevância do Site
- Credibilidade do Autor
- Relevância e Novidade do Conteúdo
Widgets / Aplicativos
- Instalações
- Usuários Ativos
- Perfil da Audiência
- Alcance de Usuários Únicos
- Crescimento
- Aplicativos por Usuário
- Usuários Ativos / Aplicativo
-
Longevidade / Ciclo de Vida
Além desses fatores básicos também é possível avaliar o status da opinião dos usuários, ou seja, se são opiniões positivas, neutras ou negativas e qual a porcentagem de cada uma. Essa métrica é chamada de “Net Sentiment”.
Ao avaliar esses tópicos é possível obter a consciência de marca, intenção de compra, probabilidade de recomendação, favorabilidade, recall e associação da mensagem. Para que a mensuração seja mais efetiva é importante delinear quais são as informações buscadas e selecionar a melhor ferramenta para adquiri-las.
Ferramentas de mensuração:
- Google Analytics: é uma ferramenta fornecida pela Google e requer uma conta Google gratuita para ser utilizada. É utilizada em blogs e sites e além das métricas básicas também exibe informações sobre a localização geográfica do visitante, como teve acesso a página (acesso direto, através de links, etc.), sistema operacional, navegador, entre várias outras.
- Scup, radian6 e alterian SM2: são softwares que coletam e classificam informações sobre determinada marca, empresa, pessoa etc. Essas ferramentas determinam o “Net Sentiment”.
- Social Mention: é um mecanismo de busca geral e segmentada que permite buscar termos e avaliar volumes.
- Twitter Grader e Klout: são ferramentas que avaliam o nível de influência dos usuários do Twitter. Essas ferramentas permitem o cliente saber quem são os maiores influenciadores a favor e contra sua marca e cria a possibilidade de utilizar essa informação para trabalhar a campanha.
-
Trendrr, Tweetreach e HowSociable: avalia presença, alcance e resposta em mídias sociais diversas através do calculo e criação de índices numéricos.
Uma vez que as informações necessárias são delineadas e as ferramentas selecionadas de acordo, é importante saber utilizá-las e interpretar as informações obtidas para que assim as decisões em relação a campanha ou seus resultados sejam os mais acurados possível. Potencializando assim a campanha ou demonstrando sua eficácia ao cliente.
Para saber mais sobre esse assunto acesse:
– Interactive Advertising Bureau (IAB)
– Razorfish Fluent – The Social Influence Marketing Report
– Métricas para mídias sociais
Último acesso em: 03/12/2010
*A imagem que ilustra este post na capa é de Loris Viviano