Buscadores como o Google, Yahoo! e Bing são as principais fontes de  informação na internet. A web possui um universo com mais de trinta trilhões de páginas individuais e esse número cresce a cada segundo. Por isso, o SEO (Search Engine Optimization) é a melhor maneira de chegar ao consumidor de forma correta e eficaz, e colocar a empresa nas primeiras posições dos sites de buscas.

O SEO é um conjunto de estratégias de médio e longo prazo, que visa melhorar o posicionamento de um site através da confiança dos buscadores, utiliza algumas ferramentas como, por exemplo, o Google Analytics, Google Webmasters Tools, Google Keyword Tools etc.

Na Agência Sawi, depois que o serviço de SEO é contratado, a primeira etapa é realizar a keyword research, que consiste em procurar dentro do universo da empresa quais palavras tem maior relevância, e considerar a quantidade de buscas que ela possui.

“Com as boas práticas de conteúdo aliadas a uma boa estratégia de link building, uma boa arquitetura do site e alguns outros recursos como a exposição em redes sociais, nós conseguimos concentrar a relevância de um site sobre um determinado termo. Isso é imprescindível pra qualquer cliente que queira ter algum tipo de resultado através da internet”, explica o diretor de tecnologia da Agência Sawi, Rafael Pini.

O prazo para que as empresas obtenham resultados através do SEO varia entre três e seis meses, pois a freqüência que o Google entra em um site para indexar o conteúdo e calcular o quanto um site é mais relevante que o outro não é imediato.

Recentemente, a empresa criou um infográfico para explicar como funciona o seu algoritmo de busca. Um ótimo passo para entender a importância do conteúdo e do SEO.


Ranking de páginas


O ranking de páginas dos buscadores geralmente é classificado de acordo com os seguintes critérios:

  • Data de publicação do conteúdo: geralmente a prioridade vai para os conteúdos mais recentes.
  • Qualidade do website: o texto deve ser relevante, bem escrito e ter uma boa utilização de palavras-chave. Desse modo, fica mais fácil para os usuários encontrarem o que estão procurando. Outra grande prioridade é um código otimizado que facilita e agiliza a navegação.
  • Segurança: a página deve estar livre de links maliciosos, imagens e vídeos inapropriados.
  • Contexto de acordo com o usuário: o histórico de buscas, a localização, o idioma e outros fatores específicos de cada internauta também influenciam no ranking de páginas.

Todos esses critérios têm uma coisa em comum: o conteúdo. Para ser bem posicionada, a página deve selecionar o que e quando publicar e aplicar procedimentos de otimização bem definidos. São detalhes que podem fazer a diferença nos números de acesso, impressões e até vendas de produtos.

A busca orgânica, que é o termo que usamos quando o usuário chega ao site somente pela busca das palavras-chave e não através de propagandas, tem a ver diretamente com esse ranking. Afinal, esse tipo de busca transmite confiança ao internauta, que sempre vai clicar nos primeiros resultados que aparecem nos buscadores. Isso influencia no número de acessos e também no feedback para os clientes.

O nosso objetivo é levar esse conhecimento aos clientes e aproximá-los do topo das buscas. Assim podemos converter o trabalho de  SEO em resultados concretos!

Agora que você já sabe a importância do SEO, não deixe para depois e saiba mais sobre esse serviço da Sawi.