O Foursquare é um guia social para as cidades, ou seja, um aplicativo de geolocalização que incentiva seus participantes a explorarem sua cidade através de badges, metas e interação com seus amigos. O aplicativo foi lançado em março de 2009 e desde então tem crescido consideravelmente.

Sua mecânica de funcionamento é a seguinte: o aplicativo é baixado gratuitamente por algumas plataformas móveis como o Iphone. Em seguida um perfil pessoal deve ser criado para  começar participar da rede social e fazer check-ins em lugares que a pessoa frequenta, inserir descrições de locais que visitou e assim ganhar badges a partir das interações que fez com o aplicativo. Cada um dos badges é adquirido de acordo com o número de check-ins e ranking do usuário, ou seja, um tipo de selo é conquistado quando uma determinada tarefa é cumprida, como por exemplo fazer check-in em 10 lugares diferentes.

O Foursquare teve um crescimento relativamente rápido e em especial no ano de 2010, que foi quando atingiu 5 milhões de usuários no mês de dezembro em comparação a meio milhão em março. Com isso, o foi lançada a segunda versão de seu aplicativo.

Essa mídia social teve um grande crescimento e atraiu diversas empresas que investiram no aplicativo. O exemplo mais conhecido é a rede de cafeterias Starbucks que oferecia desconto aos chamados “Mayors” de suas unidades, que é o termo dado a pessoa que tem mais check-ins em um local específico.

Outra companhia que foi bem sucedida em um ação no Foursquare  foi a Gap que ofereceu 25% de desconto em roupas aos clientes que fizessem check-in em qualquer uma de suas lojas. Além dessas grandes empresas várias outras de pequeno e médio porte tem explorado essa rede social.

Como o Foursquare é um aplicativo que funciona em conjunto com outras mídias sociais como Facebook e Twitter é possível prever que seu crescimento ainda continue alto. A vantagem dessa interação é que mais pessoas podem passar a conhecer e utilizar esse sistema de geolocalização pelo fato de divulgar sua participação em outras redes.