Na web existe muita gente tentando formar opinião – e algumas dessas pessoas realmente conseguem. Algumas pessoas têm o poder de difundir ideias com apenas um tweet. Outras, de conectar pessoas que nunca se falaram, mas que podem firmar uma parceria de negócios. Porém, as pessoas que influenciam as outras na web não são todas iguais.

Uma pesquisa feita pela pesquisadora Lisa Barone e publicada no site Small Business Trends aponta os cinco tipos de pessoas que espalham conteúdo na web. E essa mesma pesquisa foi adotada pelo site Twitalyzer, que define o grau de influência dos tuiteiros.

O Twitalyzer foi o responsável pela pesquisa encomendada pelo The New York Times que definiu os tuiteiros mais influentes do mundo e apontou o perfil do jornalista e humorista Rafinha Bastos como o mais influente em toda a social media.

Confira abaixo os tipos de influenciadores na web:

Gurus

No Twitter, a pessoa consegue mais de 100 RT’s com um simples comentário sobre o assunto do momento. E grande parte de seus seguidores concordam veemente com tudo o que ele diz. Em uma postura quase messiânica, esse é o perfil do guru da web.

Rafinha Bastos é classificado pelo Twitalyzer como um guru. Outros que se encaixam nesse perfil são o vlogueiro Felipe Neto, a jornalista Rosana Hermann e o colega de bancada de Rafinha no CQC, Marcelo Tas.

Qual a importância na Web?

O guru é aquela pessoa que você sempre procura saber o que foi postado e compartilhado por ela. Logo, o Twitter de um guru, por exemplo, pode ser um negócio rentável. Se uma marca fecha uma parceria com um guru, com certeza será mais vista pelo público. A Claro, por exemplo, buscou parceria com o jogador de futebol Ronaldo por acreditar que ele teria este potencial. E a fórmula deu certo.

Populares

Sabe aquela pessoa que conhece todo mundo, sabe de tudo o que acontece e que sempre publica uma boa oportunidade em alguma de suas redes sociais? Esse é o típico perfil de uma pessoa que é popular na web. As pessoas populares são meio parecidas com aquelas pessoas do colégio mesmo, que tinham todos os contatos e juntavam pessoas de diferentes círculos sociais em um só lugar.

Qual a importância na Web?

Através de uma pessoa popular, pode ser que você consiga uma boa oportunidade. Ela vai indicar pessoas para você quando você estiver precisando, mas também vai lembrar de te indicar quando souber que você é a pessoa que aquele alguém precisa. Ou seja: elas voam para todos os lugares e sempre trazem algo de utilidade pública. Nas redes sociais, compartilham itens que podem ser interessantes para os mais diferentes tipos de pessoas.

Lisa Barone dá uma dica: crie listas de contatos nas redes sociais. Sabe aquela pessoa que se encaixa em mais de uma lista? Pronto, essa pode ser uma pessoa popular.

Antenados

Eles sabem de tudo antes de você. Estão no Twitter desde quando você ainda estava aprendendo a mexer no Orkut. Agora eles já buscam uma alternativa às novas redes sociais. Conhecem aquele lugar novo que abriu na sua cidade, aquela banda que só vai estourar daqui a uns dois anos… os antenados são viciados em novidades, e vivem por isso.

Qual a importância na Web?

É através dos antenados que você pode encontrar novas tendências para se atualizar na web, ou ainda anunciar algo que ainda não tem tanta expressão, mas um potencial enorme. Eles ajudam a ditar o que as pessoas estarão consumindo amanhã.

Repórteres

Os Repórteres, como diz o próprio nome, informam aqueles que os seguem sobre um determinado assunto. Geralmente blogueiros, escrevem todos os dias sobre o que abordam e são especialistas nisso, sabendo o canal exato para buscar uma informação e postá-la com segurança. São os âncoras de telejornal da social media: aqueles nos quais você pode confiar na hora de ler uma informação.

Qual a importância na Web?

Os repórteres, não com o mesmo impacto dos gurus, são difusores de conteúdo, e trazem uma certa transparência em seu conteúdo. Esse perfil jornalístico adotado por esses usuários pode ser útil para as coisas divulgadas por eles, pois elas serão associadas a algo confiável.

Usuários Diários

Os usuários diários são os tipos mais comuns na web. São aquelas pessoas que estão todos os dias ali contando do dia-a-dia, compartilhando algo que viram, conversando com seus amigos…

Qual a sua importância na Web?

Os usuários diários não deixam de ser importantes. Afinal, neles está presente a visão do consumidor, que pode divulgar algo que viu e gostou para seus amigos e familiares. Juntos, constroem um canal de opinião, a voz do povo. E essa não é super importante?

Quer saber qual é o impacto que o seu Twitter tem na websfera? Visite o Twitalyzer e descubra em qual dos tipos acima você se encaixa.