Atualmente, diversas marcas tem crescido no ambiente online e por consequência ganhado visibilidade. Uma vez que uma empresa possui um posicionamento online a possibilidade de sucesso em futuras campanhas é maior. Sua grande vantagem é que na web as chances de atingir um grande número de pessoas é maior, fazendo com que o share of mind de uma determinada marca aumente.

Podemos observar que as campanhas de maior visibilidade são as melhores estruturadas, pelo fato de ser possível identificar o público-alvo que foi direcionada, que suas ações tem continuidade e estão em perfeita sintonia. Além disso, as ferramentas que permitem pesquisar, mensurar e contabilizar o efeito de uma campanha tem se desenvolvido, facilitando o planejamento de próximas ações e constatando os resultados atuais.

Hoje em dia, as possibilidades de campanha são diversas uma vez que a internet tem uma capacidade de criação e inovação enorme. As marcas trabalham com mídias sociais de acordo com seu target, sendo que a diferença de uma para outra é a forma com que prendem a atenção do cliente e os aproximam da empresa. Em algumas redes sociais, existem recursos disponíveis para trabalhar melhor a identidade visual da marca e até criar aplicativos. Na maioria das vezes a campanha é segmentada nessas mídias e direcionada para sua página oficial ou blog institucional, com o objetivo de concentrar o conteúdo em apenas um lugar.

Além de trabalhar com mídias sociais, website e blog corporativo as campanhas bem estruturadas também trabalham com o marketing de busca, que se baseia em campanhas e anúncios que posicionam um determinado website em sites de busca como o Google. Essas campanhas também são feitas para atingir um público específico que é delimitado através de pesquisa baseada no produto/serviço e no conceito da campanha.

O Starbucks por exemplo, possui uma campanha online sólida, pois está presente em desde as mídias sociais convencionais como Facebook, Twitter, Youtube, Foursquare até sua própria rede social, aplicativos e seu blog. A rede de cafeterias utiliza principalmente o Twitter para monitorar o que estão falando sobre a marca. Essa mídia social possibilita respostas mais rápidas a seu público por ser em tempo real, explorando três tipos de comentários:

Tendências: Os assuntos famosos em meio a seus seguidores são apoiados pela empresa, de forma que sua participação ajude a alavancar a tendência e ao mesmo tempo aumentar a visibilidade da marca.

Reclamações: Trabalhar com reclamações e informações erradas é essencial para uma empresa desse porte. O interessante nesse caso é a proximidade da empresa com o cliente que passa maior credibilidade ao prestar esclarecimentos.

Sugestões: A utilização desse tipo de comentário é o que verdadeiramente define o conceito de social. O Starbucks utiliza a web de forma colaborativa, ouvindo as ideias de seus clientes e colocando-as em ação. O grande benefício desse tipo de atuação é que cada vez mais a empresa poderá atender as necessidades dos clientes e colocar em prática ideias criativas. Isso não só é feito através das mídias sociais tradicionais, mas também por sua própria rede social chamada “My Starbucks Idea”.

Analisando suas ações é possível perceber que seu sucesso não se baseia somente em presença, mas também em pesquisa de mercado, campanha coerente e proximidade com o consumidor.

Assim como o Starbucks, diversas marcas presentes no Brasil também tem tido sucesso no meio digital. Como a Unilever que combina variedade de ações com criatividade e inovação, direcionando-as a um target bem delineado. A empresa teve oportunidade de fazer campanhas com bastante visibilidade, como é o exemplo do vídeo “Dove Evolution”. Embora antiga, esse tipo de ação se tornou viral e ainda é lembrada, aumentando seu share of mind e visibilidade cumprindo os objetivos básicos de uma campanha online. Ainda hoje, a empresa tem vídeos com sucesso e ações diferenciadas o que mostra que uma vez posicionada os próximos planos campanha online também terão boas chances de sucesso.

Por isso, que um planejamento bem feito é a base de uma de uma boa campanha. Grande parte das ações que não apresentaram bons resultados, não tiveram um bom planejamento ou não o fizeram. Isso ocorre porque grande parte das empresas ainda investe nessa área para manter a competitividade, mas não por saber o real retorno que isso pode trazer. Essa posição em geral leva a falta de pesquisa e estruturação de um plano.

Como a web está em constante mudança, o ideal seria trabalhar com uma agência especializada que se mantém atualizada e utiliza as diversas ferramentas do marketing digital. Sua equipe deve saber utilizar desses conhecimentos para pesquisar e criar um planejamento de acordo com a situação atual da empresa. Afinal, de nada adianta fazer o básico ou utilizar de modelos que deram certo se cada caso é diferente. Procure por profissionais que tenham consciência disso e trabalhem com sua marca de forma personalizada.

Fonte:
Blog do Starbucks
Mundo do Marketing