Não importa se você tem uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, investir no desenvolvimento de um blog e na produção de conteúdo para alimentá-lo é extremamente importante para garantir o sucesso das suas vendas. O blog é uma peça fundamental dentro de um plano de marketing digital, sendo bastante relevante para as estratégias de SEO.

Diferentemente de um site, o blog é dinâmico e oferece uma série de possibilidades e de benefícios. Para deixar mais clara a importância do blog, nós reunimos a equipe de conteúdo da Sawi para elencar as 11 principais vantagens do blog para sua empresa. Confira!

1. O blog ajuda o seu site a ficar nas primeiras posições do Google

Ter um blog é fundamental para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google. É isso mesmo! Postar conteúdos estratégicos e otimizados é muito importante para potencializar as estratégias de SEO. Não sabe o que é SEO? Clique aqui e confira a matéria onde explicamos tudo sobre o tema.

A produção de conteúdo otimizado exige muito conhecimento técnico. É preciso, por exemplo, identificar as melhores palavras-chave e saber como aplicá-las ao longo texto. O objetivo disso é facilitar que os usuários encontrem o conteúdo e atrair os algoritmos do Google. O buscador mais famoso do mundo se interessa por textos bem escritos, relevantes, densos e estruturados.

2. Ele te aproxima do consumidor e humaniza a sua marca

O Google é a principal fonte de pesquisa para tirar dúvidas. Muitas das curiosidades dos usuários estão relacionadas aos produtos ou serviços comercializados por você. E é por isso que a sua empresa precisa ter um blog: para responder as perguntas dos seus clientes em potencial.

Antes de tomarem a decisão de compra, os usuários querem se aprofundar sobre as vantagens do produto ou serviço desejado. Se o seu concorrente tiver um blog e você não, é ele quem vai ter mais chances de converter esse leitor com dúvidas em cliente. Como muitos dizem, o blog funciona como uma isca, pois o conteúdo, se bem elaborado, vai cativar o usuário e leva-lo até o seu site.

Para conquistar e aumentar o tempo de permanência dos usuários no blog, o conteúdo deve ser humanizado, ou seja, ele deve expressar o lado humano e pessoal da sua empresa para ampliar o grau de confiabilidade e proximidade do público-alvo com a marca.

O layout, os textos e as imagens devem transmitir conforto aos leitores e fazer com que eles se sintam acolhidos. O crucial é gerar “identificação”. Os usuários precisam se reconhecer nas suas postagens. Eles querem ter a sensação de estar em contato com alguém e não com uma coisa. Ao conseguir que os clientes em potencial tenham essa sensação, as suas chances de vender vão aumentar.

Uma das formas de humanizar um blog para expandir o número de leads é produzir conteúdo autoral. Então, nada de copiar e colar textos ou de tratar sobre temas já batidos sem algum tipo de inovação. Nem os algoritmos do Google e nem os seus possíveis clientes estão interessados nesse tipo de postagem. O blog tem que ter personalidade!

3. O blog estabelece a autoridade da marca e educa o consumidor

Quem melhor do que você mesmo para falar sobre o seus produtos ou serviços? Compartilhar conteúdos específicos e relevantes é uma forma de impulsionar a credibilidade de sua marca, mostrando ao público-alvo que você domina o assunto e que é confiável.

O blog vai ter ajudar a se destacar no mercado como uma referência no segmento e o resultado disso será a expansão do número de leads. Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha uma loja de suplementos alimentares. Há pessoas buscando no Google informações sobre os benefícios desses produtos. Se você tiver um blog, as postagens poderão responder as dúvidas delas e, a partir daí, ele se tornará uma fonte confiável para os interessados no tema. Quando esses clientes em potencial decidirem comprar suplemento, é na sua loja que eles vão pensar primeiro.

Isso significa que depois de absorver o conteúdo do blog, o usuário vai chegar ao seu site já educado. Em outras palavras, ele será um lead qualificado, familiarizado com a sua marca. Ele vai entender que a sua empresa é a melhor opção!

4. Os resultados são acumulativos e duradouros

Uma das principais vantagens do blog profissional é o fato de ele gerar resultados a curto e longo prazo. Um post sobre cuidados com o motor do carro, por exemplo, vai continuar gerando tráfego para um site mesmo anos após a publicação. Isso porque esse tipo de conteúdo não perde valor com o passar do tempo, ou seja, trata-se de um “conteúdo evergreen”. No próximo tópico, vamos explicar o significado desse termo com mais detalhes.

O importante é entender que o blog continuará dando resultados ao seu empreendimento, desde que ele permaneça disponível na web e seja regularmente abastecido com conteúdos otimizados em SEO a fim de conquistar as primeiras posições na pesquisa do Google.

Todo os conteúdos, links internos e externos e a autoridade construída por você são itens que permanecem ativos, gerando mais tráfego para o seu site e aumentando as chances de conquistar novos leads. Portanto, o retorno com o blog é garantido! Basta saber investir nas estratégias corretas!

5. O blog fornece conteúdo próprio para ser compartilhado nas redes sociais

As postagens no blog podem ser compartilhadas nas redes sociais, o que vai expandir a visibilidade do conteúdo e gerar ainda mais cliques para o blog. Além disso, você tem a chance de obter feedbacks nos comentários dos posts. No Facebook, por exemplo, você pode perguntar a opinião das pessoas sobre aquele assunto tratado no texto.

É possível criar conteúdo para o blog que seja direcionado para o compartilhamento em redes sociais específicas. No Linkedin, você pode divulgar os textos que relacionem o seu produto/serviço ao mundo corporativo. O importante é sempre estabelecer uma comunicação estratégica e compatível com o público-alvo.

6. As postagens no blog ampliam a cadeia de linkagem

Tanto links internos quanto externos são instrumentos de SEO, ou seja, eles ajudam o seu site a aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Além disso, eles são importantes para definir a autoridade do seu site. Mas, o que são esses links internos e externos e como eles conquistam autoridade?

Basicamente, os links internos são aqueles que direcionam os usuários a outros conteúdos dentro do seu próprio blog, aumentando o tempo de contato dele com a sua marca, o que pode influenciar na futura decisão de compra dele. Uma matéria sobre os benefícios da gasolina aditivada pode ser linkada a uma outra matéria já postada por você sobre dicas para abastecer o carro.

Já os links externos, funcionam como um sistema de indicação. São aqueles links presentes em sites ou blogs de terceiros que vão levar o usuário para a sua página. Nesse caso, um conteúdo evergreen (vamos falar sobre ele a seguir) tem mais chances de se tornar referência para os outros.

7. O Google favorece conteúdos frescos

O conteúdo evergreen é aquele que trata de assuntos atemporais e que permanece relevante por um longo período. Como o próprio termo em inglês diz, esse tipo de conteúdo está “sempre verde”. Abordar temas “frescos” e duradouros dentro do blog é uma estratégia muito importante dentro do marketing de conteúdo.

A principal vantagem está ligada ao ranqueamento nos sites de busca. Os algoritmos do Google adoram textos bem estruturados, relevantes e produzidos no estilo evergreen. Os blogs com essas características têm mais chances de aparecer nos primeiros resultados da pesquisa, dando mais visibilidade para a sua marca e garantindo o melhor posicionamento do seu site no Google. Além disso, como já mencionamos, ele auxilia na estratégia de linkagens.

8. O blog aumenta o ROI. Você transforma cliques em vendas!

De acordo com uma pesquisa do Hubspot, as empresas que investem em blog tendem a aumentar, anualmente, o retorno sobre investimento (ROI) em até 13 vezes. Isso porque, além de aumentar o número de visitas no seu site, o blog é capaz de converter todo esse tráfego em leads.

Mas, como o blog transforma visitantes em potenciais clientes? Bem, é preciso haver uma dedicação e profissionais especializados por trás disso. Para aumentar a taxa conversão, você deve manter o blog sempre atualizado e não basta alimentá-lo com qualquer conteúdo. Ele precisa do conteúdo certo! Os textos devem ter alta qualidade técnica e serem capazes de ampliar o grau de confiabilidade na sua marca.

9. Criar um blog vai te ajudar a conhecer o público-alvo

O blog é um excelente canal para você realizar um estudo sobre o perfil do seu público-alvo. Dentro do blog, é possível mapear as preferências dos usuários e identificar por quais assuntos eles mais se interessam. Esses resultados ajudam a moldar o tipo de conteúdo a ser produzido e a definir quais devem ser os temas prioritários para aumentar a capacidade do blog de transformar tráfego em leads.

Quantificar e qualificar o interesse e o perfil do público-alvo é relativamente simples. Uma das maneiras de fazer isso é mensurando o volume de cliques em cada uma das categorias do blog. Além disso, dá para verificar quais foram as publicações mais compartilhadas nas redes sociais e que mais receberam comentários.

A partir da análise dos dados coletados, é possível traçar o perfil das pessoas navegando pelo seu site e que estão potencialmente interessadas em adquirir o seu produto ou contratar o seu serviço.

Quando o assunto é relatórios, as vantagens do blog para a sua empresa vão muito além. Uma boa análise é capaz ainda de identificar as palavras-chave utilizadas pelos usuários para chegarem a sua página ou detectar se os cliques vieram a partir de links externos.

10. Ter um blog facilita o estabelecimento de parcerias

Como já mencionamos, o blog é um amplificador da imagem da sua empresa. Por meio das postagens, você vai ter mais autoridade no seu nicho de mercado e mais visibilidade na internet. Esses benefícios são facilitadores para a criação de parcerias lucrativas para o seu negócio. Isso porque a credibilidade transmitida por meio de seus conteúdos vai atrair o interesse de pessoas importantes.

Você se lembra de que o blog deve ser humanizado e ter a cara da sua empresa, certo? Então, isso vai ajudar a filtrar as propostas de colaboração. Influenciadores digitais, organizações não-governamentais, associações ou até mesmo outras empresas poderão se identificar com o tipo de conteúdo e a “pessoa” da sua marca e enxergar em você uma chance para criar uma parceria de sucesso.

11. O blog expande seus resultados em Marketing Digital

No final das contas, investir em um blog para a sua empresa significa ter a oportunidade de gerar mais resultados financeiros para o seu negócio. Quando você conta com um blog bem estruturado, com um layout atraente e o abastece com conteúdo relevante e otimizado em SEO, as consequência serão: maior visibilidade do seu site no Google, o crescimento da credibilidade da sua marca e mais VENDAS!

De forma geral, e como você deve ter notado, o blog é uma ferramenta muito importante para todas as ações de Marketing Digital, principalmente para SEO, Redes Sociais, para o seu site e, inclusive, para campanhas de e-mail marketing.

Lembre-se de que o blog e o seu conteúdo precisa ser explorado com base em técnicas dominadas pelos profissionais da área. Para aumentar as suas vendas a partir do marketing de conteúdo, é preciso haver planejamento e pesquisas para saber o que seus clientes em potencial gostariam de ler. Invista no conteúdo certo!

Você quer criar um blog ou tem dúvidas sobre marketing digital? Clique aqui e entre em contato com a gente.

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