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O e-mail é uma das ferramentas de marketing pela web mais conhecidas pelas empresas, mas é também uma das mais mal utilizadas. Pelo seu baixo custo de envio, muitas empresas associam o e-mail  marketing a uma ferramenta de menor importância, relegado a ações pontuais.

O e-mail é uma das ferramentas de marketing pela web mais conhecidas pelas empresas, mas é também uma das mais mal utilizadas. Pelo seu baixo custo de envio, muitas empresas associam o e-mail  marketing a uma ferramenta de menor importância, relegado a ações pontuais.

É esse descaso que gera os principais erros nas ações de e-mail marketing de empresas. Uma ação inadequada pode gerar resultados desastrosos na percepção de marca da empresa, além de um grande boca a boca negativo.

Outro problema grave no mercado é o excesso de SPAM, que exige que os servidores e programas gerenciadores de e-mail desenvolvam filtros cada vez mais complexos e fechados, o que acaba por bloquear também boa parte do e-mail marketing adequado.

Uma estratégia e política de e-mail marketing adequada é uma poderosa ferramenta de relacionamento de uma empresa. Quando bem feito, ele pode:

  • Manter a sua marca sempre fresca na cabeça do consumidor;
  • Gerar uma experiência que estimule o engajamento com a marca;
  • Ajudar na queima de estoque por meio de promoções;
  • Estimular os consumidores a compartilhar suas experiências de consumo com a loja e também com outras pessoas.

Mas para um resultado positivo, é preciso sempre atentar para algumas questões como:

Duplo opt-in.  O duplo opt-in exige que o usuário siga dois passos para se cadastrar na lista, primeiro que se cadastre online, e depois que confirme o cadastro por meio de um link ou código recebido por e-mail. Isso garante que não sejam incluídos e-mails de terceiros nas listas

Opt-out simples.  O descadastramento da lista deve ser o mais simples possível, e deve estar claro em todos os e-mails. Se o usuário não conseguir sair da sua lista, ele vai marcar o endereço como spam. Como os filtros muitas vezes são integrados, se vários usuários marcarem aquele conteúdo como spam, o seu envio cai em uma lista negra, e você passa a não conseguir mais enviar e-mails para ninguém.

Estratégia de longo prazo. Aposte em estratégias de longo prazo, com conteúdos menores distribuídos todo mês, com pequenas dicas sobre o próximo e-mail, que façam com que os seus usuários realmente fiquem contentes de recebê-los.

Conteúdo de valor. Por último e mais importante: ofereça sempre um conteúdo que agregue valor para o público que o recebe. Ninguém vai optar por receber um e-mail marketing que apenas beneficie à empresa que o envia, é preciso sempre pensar no público, e quais informações vão atrair e ser valorizada por ele.

Veja aqui a nossa apresentação sobre e-mail marketing.

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Você já parou para pensar em como funciona a busca do Google? Quando você busca algo, você não está buscando a web, mas rastreando o banco de dados do Google.  Vamos por partes.

Você já parou para pensar em como funciona a busca do Google? Quando você busca algo, você não está buscando a web, mas rastreando o banco de dados do Google.  Vamos por partes.

O Google possui robôs de busca, também chamados de spiders ou bots, que rastreiam ativamente a web em busca de conteúdo em sites, blogs, etc. Esses robôs navegam por links, pulando de página em página, salvando conteúdo e estabelecendo relações entre os links.

Há algumas formas de solicitar que o seu conteúdo seja rastreado pelos robôs, assim como é possível bloquear todo um site ou áreas dele que você não deseja que seja visto.

Quando você digita sua busca, o Google não apenas disponibiliza tudo o que encontra em seu banco de dados. Há diversos filtros e uma classificação,  de acordo com um ranking do valor do seu site para aquela busca. Subir nessa classificação é o que chamamos de Otimização para Buscadores.

Separamos um vídeo do próprio Google mostrando como funciona a pesquisa. Ou, se preferir, dê uma olhada neste infográfico elaborado pelo PPCblog, que mostra os intrincados processos envolvidos em uma simples busca.

 

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Com a poeira da recente briga entre a Adobe e a Apple começando a baixar,  trazemos aqui para o blog a questão que ainda não foi respondida: O HTML5, a próxima versão da linguagem de páginas da web, será capaz de substituir o Flash, hoje presente em 98% dos computadores?

Com a poeira da recente briga entre a Adobe e a Apple começando a baixar,  trazemos aqui para o blog a questão que ainda não foi respondida: O HTML5, a próxima versão da linguagem de páginas da web, será capaz de substituir o Flash, hoje presente em 98% dos computadores?

Entenda o debate:

O fato do Iphone e Ipad não suportarem o Adobe Flash é uma decisão de Steve Jobs, CEO da Apple. Ele alega ser uma tecnologia ultrapassada que será substituída em breve pelo HTML5, interpretado diretamente pelos navegadores.

A Adobe, em resposta, afirma que o Flash se tornou uma linguagem de programação capaz de funcionar em uma grande variedade de sistemas operacionais e navegadores, tornando-se a escolha mais adequada para conteúdos multimídia em várias plataformas.

A discussão é comercial, não tecnológica. O Flash permite que um desenvolvedor crie um aplicativo que rode em diversos dispositivos móveis e em computadores, enquanto a Apple prefere que os aplicativos desenvolvidos para Iphone e Ipad sejam exclusivos.

Escolhendo lados

Muitos adotaram posturas a favor de uma ou outra empresa, acelerando um debate que já vinha surgindo lentamente entre webdesigners. De um lado temos o avanço de linguagens e frameworks como HTML5, javascript, jquery, mootools e css3, cada vez mais bem suportados pelos navegadores, permitindo uma liberdade criativa cada vez maior nas páginas.

De outro, temos o Flash, uma plataforma consolidada para o suporte de multimídia e aplicativos, otimizada para aproveitar da melhor maneira possível o poder de processamento e gerenciamento de energia tanto de desktops quanto de dispositivos móveis.

Exemplos

Há galerias sobre o HTML5 publicadas pela Apple, pela Microsoft e pela Mozilla.

No HTML5 vs Flash você confere alguns exemplos que procuram comparar o desempenho de ambos.

E finalmente, no Flashlab há uma comparação mostrando que os exemplos com HTML5 que a Apple mostrou em seu site são possíveis com o Flash há mais de dez anos, e o que é possível com a tecnologia hoje.

Na Sawi, acreditamos que todas as ferramentas têm seus pontos fortes e fracos. Por isso procuramos aproveitar o melhor de cada uma delas, de acordo com o projeto, otimizado para os navegadores atuais.

E você, o que acha do futuro? Há espaço para o Flash, ou ele será aposentado por essas novas linguagens?

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Muito se diz sobre redes sociais e a sua indiscutível importância em uma campanha de marketing digital, principalmente quando se pretende criar um relacionamento maior entre marca e cliente. Porém, alguns usos das redes sociais nem sempre são lembradas, ou até mesmo conhecidas.

 


Muito se diz sobre redes sociais e a sua indiscutível importância em uma campanha de marketing digital, principalmente quando se pretende criar um relacionamento maior entre marca e cliente. Porém, alguns usos das redes sociais nem sempre são lembradas, ou até mesmo conhecidas.

Vamos tentar tornar isso mais claro na prática: vá até o Google  e digite seu nome entre aspas. Encontrou alguns de seus perfis em redes sociais? Este é o ponto: várias redes possuem seus conteúdos indexados pelo Google, então, por que não utilizar isso a seu favor?

Algumas redes para quais vocês devem estar sempre atento:

  • Google Maps: muitas vezes quando buscamos por determinadas palavras-chave, geralmente as que seguem o formato “[produto/serviço] em [cidade]” o Google nos retorna logo no topo, acima dos resultados orgânicos, um mapa do Google Maps com uma lista ao seu lado, com várias lojas em que podem ser encontrados os produtos ou serviços pesquisados.
  • Yahoo! Respostas: É uma rede social onde as pessoas podem fazer perguntas, e os demais usuários respondem da melhor forma possível, procurando assim ganhar pontos. Para nós, além de uma ótima oportunidade de responder perguntas que sejam cabíveis ao que sua empresa oferece, o Yahoo! Respostas possui um alto pagerank e uma rápida indexação pelo Google.
  • Slideshare: um espaço para guardar e divulgar suas apresentações do tipo PowerPoint. Sua vantagem está na velocidade de indexação e na forma diferente de fornecer conteúdo ao seu público.
  • YouTube: diversas vezes temos vídeos entre os resultados nas buscas do Google. Acompanhados de miniaturas, têm bastante destaque nos resultados, além de ser uma forma mais agradável de passar certos conteúdos.

Existem, claro, muitas outras redes sociais que também são indexadas e merecem atenção.

Outro ponto importante é que em grande parte das redes podemos inserir links para uma página. Assim, sites que já possuem um pagerank alto irão apontar para seu site, construindo uma rede de links ainda mais forte e eficiente. Devemos também lembrar dos “bookmarks” e “agregadores de links”, que são espaços que reúnem conteúdos de diversos sites em um único local.

De toda forma, não basta simplesmente espalhar links pela internet de forma aleatória e desordenada. Para não ser caracterizado como spam e gerar um sentimento desagradável para a sua marca, é preciso de estratégia e inteligência para que você consiga gerar sempre valor para o consumidor e ganhar destaque nas buscas.

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Podcast tem várias definições técnicas, mas em geral é um programa em áudio ou video, semelhante  um programa de rádio ou TV na internet, distribuído por um feed.

Ou seja, com quase a mesma facilidade que todos podem escrever um blog, qualquer pessoa que tenha algo a dizer e uma noção de radialismo e edição pode ter o seu podcast.

Podcast tem várias definições técnicas, mas em geral é um programa em áudio ou video, semelhante  um programa de rádio ou TV na internet, distribuído por um feed.

Ou seja, com quase a mesma facilidade que todos podem escrever um blog, qualquer pessoa que tenha algo a dizer e uma noção de radialismo e edição pode ter o seu podcast.

Para ouvir um podcast, você pode acessar ou site, ou assiná-lo para receber os arquivos no seu computador, pelo itunes ou outro software. Depois basta ouvir direto no computador, ou copiar o arquivo de música (geralmente um mp3) para o seu celular ou mp3 player.

Pois embora você não consiga ouvir o áudio tão rápido quanto lê um post, o áudio não exige toda a sua atenção, você pode ouvir no ônibus, no carro, enquanto faz as tarefas domesticas ou se exercita.

Onde encontrar podcasts:

Há no Brasil alguns portais que vêm tentando agregar e filtrar os melhores podcasts nacionais, que são ótimas referências para encontrar programas sobre os mais diversos temas.

Podpods – http://www.podpods.com.br/

Meupodcast – http://www.meupodcast.com/

TeiaCast – http://www.teiacast.com.br/wiki/index.php?title=Categoria:Podcasts

Prêmio Podcast – http://premiopodcast.com.br/

Recomendações da Sawi

Nerdcast – O nerdcast traz um papo bastante nerd entre os criadores do site Jovem Nerd e convidados variados sobre filmes, TV, quadrinhos, história e literatura.

RapaduraCast – O podcast do portal Cinema com Rapadura traz uma conversa sobre cinema sem preconceitos, onde cabem blockbusters, independentes nacionais e internacionais.

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O SMS, ou a mensagem de celular, é uma ferramenta subutilizada no marketing. Menos invasiva que o call-center, é mais pessoal do que o e-mail e pode aproximar e fidelizar o cliente se for bem utilizada.

A questão chave no bom uso da ferramenta é sempre beneficiar o consumidor.

sawi desenvolve ferramenta de envio de smsO SMS, ou a mensagem de celular, é uma ferramenta subutilizada no marketing. Menos invasiva que o call-center, é mais pessoal do que o e-mail e pode aproximar e fidelizar o cliente se for bem utilizada.

A questão chave no bom uso da ferramenta é sempre beneficiar o consumidor, que ganha tempo e informação, de uma maneira menos invasiva que uma ligação. Por exemplo:

  • O conserto do seu carro está pronto na oficina.
  • Há uma mesa esperando por você em um restaurante disputado no shopping.
  • O livro que você havia solicitado na biblioteca foi devolvido.
  • O DVD que você estava aguardando chegou à locadora ou loja.
  • Hoje é dia de vacinar o seu animal contra a Raiva.
  • A conexão de internet está com problemas em sua região, e deve voltar em 2 horas.
  • Aquele produto na sua lista de desejos acaba de entrar em promoção.

Esses usos requerem um sistema robusto de envio de mensagens automaticamente, ou de maneira programada. Desenvolvemos essa ferramenta dentro da Sawi, totalmente personalizável de acordo com as necessidades de cada um dos clientes.

Entre em contato se quiser saber um pouco mais!

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A Millward Brown Optimor divulgou um estudo das top 100 marcas mais valiosas do mundo. É o quinto ano de divulgação da lista, que traz nas primeiras posições quatro empresas de tecnologia: Google, IBM, Apple e Microsoft.

brandz-relatório da 100 marcas mais valiosas do mundoA Millward Brown Optimor divulgou um estudo das top 100 marcas mais valiosas do mundo. É o quinto ano de divulgação da lista, que traz nas primeiras posições quatro empresas de tecnologia: Google, IBM, Apple e Microsoft.

Alem da lista das 100+, o relatório também traz as marcas mais valiosas para diversas categorias, além de alguns relatórios sobre as marcas. Um deles, de mídias sociais, analisa o impacto e as ações das top100 nas redes.

Acesse aqui o relatório Brandz – Top 100 (em inglês)

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Nós não sabemos como funciona um elevador, mas podemos ajudar você a entender o que é Ajax, sigla para “Asynchronous JavaScript And XML”. Trata-se de um conjunto de códigos e práticas que deixam a reposta dos sites mais rápido e os servidores mais livres.

AjaxVocê pode não entender como funciona os mecanismos do elevador do seu prédio. Ou como o seu computador funciona. Ou o imenso caminho que os dados percorrem pela internet até a sua tela. Mas basta apertar um botão e qualquer uma dessas coisas demorar um minuto a mais para sua paciência esgotar rapidinho.

Nós não sabemos como funciona um elevador, mas podemos ajudar você a entender o que é Ajax, sigla para “Asynchronous JavaScript And XML”. Trata-se de um conjunto de códigos e práticas que deixam a resposta dos sites mais rápida e os servidores mais livres. Por exemplo, ao clicar em um link, a página solicita apenas os dados necessários aos servidor e exibe, sem recarregar toda a página.

Isso não é algo muito novo. Usado em larga escala há mais de dez anos, é um conjunto de tecnologias já consolidadas na época.  Você provavelmente nem se preocupa com isso, mas o Gmail, Yahoo!Mail e Hotmail funcionam com esse princípio. A cada clique, a única informação que o seu navegador precisa é do conteúdo do e-mail, e não de toda a página novamente.

Quer outro exemplo? Este site da Sawi também usa essas tecnologias.  E além de deixar as coisas mais animadas e interativas, nossos desenvolvedores também otimizam o código para o site funcionar mais rápido.

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O Slideshare é uma rede social de apresentações em slides.  Criada em 2006, a rede cresceu a ponto de se tornar para os slides o que o Youtube é para os vídeos, com 25 milhões de visitantes/mês.

O Slideshare é uma rede social de apresentações em slides (sim, do famigerado PowerPoint).  Criada em 2006, a rede cresceu a ponto de se tornar para os slides o que o Youtube é para os vídeos, com 25 milhões de visitantes/mês.

O site é usado para todos os tipos de apresentações:  educativas, de negócios, eventos, ou criadas exclusivamente para compartilhar pelo site.  Assim como outros portais de multimída, é possível acompanhar os slides no site ou incorporá-los em seu site. Nós usamos o slideshare para apresentar as ofertas da Sawi, por exemplo.

Uma das suas grandes vantagens é o SEO. O texto e links do conteúdo da apresentação são publicados em texto junto ao slide, para facilitar as buscas tanto pelo próprio site como a indexação por buscadores externos.  

Algumas ferramentas colocam o Slideshare à frente de outros sites de apresentação de slides, como a possibilidade de incorporar vídeos do Youtube, ou inserir uma narração em áudio. Recentemente, o site passou a permitir o upload de vídeos, desde que voltados ao uso corporativo.

Para conhecer o site, nós recomendamos começar dando uma olhada na nossa apresentação Conheça a Sawi.

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