O Retorno do Investimento, ou ROI, é um termo que vem há anos permeando as discussões no mercado publicitário, mas que com a web, um mercado novo para muitas empresas, tem tomado a frente do debate.

Trata-se de uma conta simples que todas as empresas tentam fazer: vale a pena investir X em um novo site, portal, blog ou comunicação online? Qual será o retorno desse investimento para a empresa?

Embora a questão seja simples, a resposta é complexa. Na comunicação online, assim como na publicidade, entram na conta muitos fatores importantíssimos, mas cujos valores não são expressos em moeda, tais como a percepção da marca, a visibilidade dos produtos e o quanto os consumidores gostam ou não de uma ação, sem contar o importantíssimo marketing boca a boca.

Assim como em todo mercado, existem as empresas sérias, e aquelas que não cumprem o que prometem. E na briga de tubarões, os empresários procuram garantias de que o seu dinheiro não está virando água, de que aquela ação nas redes sociais está dando resultado, que o site tem as visitas esperadas,  ou que a sua verba de Adwords está sendo bem gerenciada.

É aí que entram os relatórios. Se não existe como medir o exato ROI na percepção de marca, a evolução das ferramentas de métricas permite calcular a eficiência de anúncios e conversão em sites de e-commerce, por exemplo. Para você ter um idéia, hoje é possível saber quantas pessoas entraram no seu site pelo twitter, quais áreas essas pessoas acessaram e quantas efetuaram uma compra.

Por isso é importante acompanhar todas as ações com relatórios, estatísticas e dados, para orientar as campanhas, e ajustá-las sempre, em tempo real, focando nos públicos que realmente compram.

Agora, imagine uma empresa que abre vários canais para o seu público, está presente nas redes ao lado dele,  ouve e responde no twitter ou onde quer que o consumidor esteja. Qual será o primeiro nome a vir na mente desse público quando precisar de um produto? Isso é Retorno de Investimento.

(A imagem que ilustra esse post é de woodleywonderworks)

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