Em 2010 foi criada em Campinas uma plataforma chamada Ledface, cuja principal proposta é criar uma base de dados para pesquisa, gerados a partir da inteligência coletiva, isto é, você faz uma pergunta e os demais participantes da rede com conhecimento sobre o assunto respondem. Um diferencial da rede é o direcionamento das perguntas às pessoas que se interessam ou conhecem sobre o assunto, sendo que isso é realizado a partir das informações fornecidas pelos usuários. A ferramenta ocupa posições de destaque em competições como PS10 e o Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação.

Esse é um exemplo local de sucesso que mostra como o crowdsourcing vem se destacando e crescendo no Brasil. Esse modelo de negócios foi citado pela primeira vez em 2006, pelo editor da revista Wired Magazine em um artigo, desde então se tornou comum nos EUA e foi usado para construir e manter a Wikipédia e agora tem ganhado corpo no Brasil.

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Ele é desenvolvido nas empresas da seguinte forma: existe a demanda por determinada informação, as companhias divulgam esse questionamento em uma plataforma de pesquisa e várias pessoas dão respostas, soluções ou sugestões para a pergunta. A partir das soluções as empresas selecionam as que melhor atendam as suas questões, e essas respostas podem ser fornecidas por amadores no assunto ou por especialistas; é a inteligência coletiva se tornando cada vez mais presente e com mais facilidade a partir da internet.

No ambiente do marketing digital isso tem cada dia mais sido definido como forma de ouvir o cliente, ou seja, onde o acúmulo das ideias e experiências coletivas de pessoas distintas com interesses incomuns dão maior valor ao produto. Foi com esse foco que a montadora FIAT utilizou as redes sociais para ouvir seus consumidores e compreender suas necessidades e expectativas para um novo modelo. A partir dessas “respostas” foi desenvolvido o carro conceito FIAT MIO, com base em mais de 10 mil opiniões que geraram engajamento e mídia espontânea e se tornou um exemplo de sucesso.

Mas, muitas empresas hoje fazem uso do crouwdsourcing e não sabem, porém, com o crescimento dessa forma de negócio, é preciso entender um pouco mais de seus detalhes para que uma grande ideia não morra por falta da devida atenção ou amadurecimento adequado que outras pessoas podem dar a ela.

Confira no vídeo mais detalhes sobre o crowdsourcing como modelo de negócio no caso da montadora FIAT:

E então, sua empresa já desenvolvia o crowdsourcing como forma de negócio mesmo sem saber?