Agora é oficial! Finalmente as mudanças da nova timeline do Facebook chegaram às fanpages. Já está disponível para as marcas o recurso da linha do tempo, que gerou bastante discussão quando foi inserida nos perfis pessoais. Inclusive, os perfis pessoais e das empresas passam a ser mais semelhantes por conta do layout.

Apesar de já estar acessível, a nova timeline do Facebook ainda não é obrigatória e só será definitiva a partir do dia 30 de março. Porém, vale a pena você ficar por dentro sobre os pontos positivos e negativos dessa mudança, principalmente se for o administrador de alguma página. Então, vem com a gente e fique ligado nas dicas da Sawi:

 

nova timeline do facebook

 

A primeira grande alteração que nos chama atenção na nova timeline do Facebook está em seu layout superior, que dá destaque ao banner, além do formato do avatar. Essa é uma oportunidade para a empresa evidenciar alguma imagem ou frase de impacto, divulgando seu posicionamento, assim como nós fizemos aqui na Sawi. Vale falar também que é possível compartilhar a memória empresarial na nova timeline do Facebook, incluindo fatos de tempos remotos da organização, uma maneira interativa de criar o famoso “Nossa História”.
Menu Antigo:

nova timeline do facebook

Menu Atual:

nova timeline do facebook

Essa é, em nossa opinião, a maior alteração realizada pela nova timeline do Facebook, pois o menu, que ficava na lateral esquerda da página, foi colocado na horizontal e não deixa claro que se trata dos itens de navegação, prejudicando a usabilidade. Dessa forma, quando o internauta acessar a página vai se deparar logo com o mural e pode não saber direito como interagir no menu.

Nossa dica para as marcas é melhorar a usabilidade da nova timeline do Facebook trazendo o menu pra dentro da arte, assim, ficará evidente para o usuário, na ilustração, onde ele deve clicar se quiser passear pelas opções disponíveis. O lado positivo dessa variação é poder aplicar a identidade visual da empresa ao layout do Facebook, algo que não era possível antes.
nova timeline do facebook
Outra alteração, um pouco mais técnica, é o aumento do espaço da home, que de 520 pixels passou para 779. Com isso, a visualização ganhou uma margem em branco de 35 pixels de cada lado. Sendo essa margem fixa, não se pode aproveitar 100% da área para customização, contudo, deixa o visual mais clean.

Essas são algumas dicas e observações úteis para todos os que querem saber por que e como ativar a nova timeline do Facebook. E você, o que achou das mudanças? Conte pra gente! E aproveite para conferir como ficou a nossa fanpage! 😉