O marketing digital pode fazer com que pequenas e médias empresas alcancem um público enorme sem gastar muito com publicidade, e por isso, especialistas alertam que este será o meio de divulgação mais poderoso nos próximos anos.

Mesmo com todo esse potencial, muitos empreendedores ainda preferem seguir pelo caminho da informalidade, fazendo ações improvisadas sem métricas e nem objetivos definidos.

Neste post, vamos desmistificar 4 mitos equivocados que ainda existem sobre o marketing digital e você vai saber porque desenvolver ações com estratégia é tão importante.

1. O fim do e-mail marketing

O e-mail marketing foi usado pelos empresários de forma indiscriminada até pouco tempo, enviando mensagens para muitas pessoas que, na maioria das vezes, não tinham interesse naquele assunto ou produto. Por isso, muitos internautas criaram uma má impressão da ferramenta e acham que a era dela está chegando ao fim.

Mas com uma boa estratégia, enviando as mensagens para o público certo que realmente tem interesse pelas informações e tem afinidade com esse tipo de comunicação, ainda vale a pena investir em e-mail marketing, já que as taxas de cliques são altíssimas, provando que a ferramenta ainda tem muito poder.

2. Presença online com pouco dinheiro

Um mito clássico que muitas empresas acreditam é que os resultados só acontecem para quem que investe muito dinheiro. O retorno pode ser proporcional ao investimento, mas acontece que é possível ter destaque com uma verba baixa através da criação de estratégias bem elaboradas.

O fato é que não ter uma verba “gorda” disponível não significa que a empresa não possa fazer alguma ação de forma profissional. Incluir esse investimento no planejamento da empresa vale mais a pena do que deixar essa tarefa nas mãos de algum conhecido que diz que sabe sobre o assunto, como um amigo ou parente sem capacitação.

3. Tudo é de graça na internet

É um equívoco acreditar que uma empresa pode alcançar bons resultados sem investimento. Mesmo com pouca verba disponível, é preciso investir tempo na produção de conteúdo relevante e em profissionais capacitados, já que ter uma conta no Facebook não é garantia de saber fazer marketing digital. Promessas de resultados estrondosos que serão alcançados sem investimento são mentirosos. Para colher bons resultados no mundo online, é preciso ter uma estratégia bem definida e isso tem custos.

4. O importante é causar polêmica

Quando uma campanha alcança o status de viral, muitos usuários são impactados e na maioria das vezes, o retorno tende a ser bastante lucrativo para a empresa. Até aí, tudo bem! Mas o problema começa quando a empresa não tem capacidade de atender a demanda. Por exemplo, dizer ao consumidor final que não pode atender sua solicitação por falta de estoque acaba com a credibilidade da empresa.

Outro ponto é que não adianta ter milhões de pessoas curtindo a página, mas só tratar de assuntos que fogem ao interesse da empresa. É preciso saber construir resultados em cima de objetivos claros para conseguir alcançar as metas desejadas.