A ad:tech London é uma das maiores conferências sobre marketing digital que reúne grandes empresas e as principais agências da área. A Agência Sawi também esteve presente, representada pelo seu Diretor Executivo Filipe Carpes. Nesse evento teve a oportunidade de acompanhar a palestra de: César Montes(SVP Strategy and Operations, G2, WPP) sobre engajamento e comprometimento. Leia mais sobre esse assunto no texto a seguir que foi desenvolvido pela agência.

A questão chave da palestra é como transformar engajamento em comprometimento, porque o sentimento de engajamento é capaz de aumentar o lucro, como mostram esses exemplos.



Criar uma campanha é criar um caminho, mostrá-lo ao público, oferecer inputs e coletar o retorno. Até há pouco, isso era uma reação linear, ou de primeira geração.

Primeira geração

Mídia de massa, como principal influenciador, induzia as pessoas à ação.
Segunda geração

Início da pluralidade de mídias nas campanhas, mas ainda uma aproximação linear, sequencial:

1- Inspiração: Revistas, amigos, e família, na web ou não, enviam informações e inspirações uns para os outros.

2- Plano e decisão: Já com a intenção de compra, pergunta aos amigos,  pesquisa sobre o produto.

3- Execução: Momento da compra.
Terceira geração

Início de um olhar holístico para como conduzir a compra, mudança de engajamento para comprometimento.  São vários caminhos para uma compra, é como um namoro, cada um com uma sequência diferente, influências diferentes, aproximações diferentes em diversas mídias.
Dentro desse conceito, é muito importante olharmos com atenção para os gatilhos. Dentro de uma campanha grande, nós temos vários deles, é preciso analisá-los e pensar em diversas reações diferentes para eles.  Cada gatilho abre um leque de outros.

Ou seja, não existe mais aquela tática única, o jeito certo de fazer as coisas, isso não funciona mais. As pessoas traçam diferentes etapas e caminhos até chegar em uma compra, uma conversão.