Velha conhecida do Instagram, Twitter e Tumblr, a hashtag já pode ser utilizada também no Facebook.

Para exibir um feed de assuntos relacionados a uma hashtag, basta digitar o símbolo # e a palavra na caixa de busca da rede social, ou clicar sobre o link gerado em uma publicação.

Os profissionais de marketing e comunicação estão entre os que mais curtiram a novidade, já que o Facebook é muito utilizado para divulgar informações, marcas e instituições. Além disso, as hashtags são excelentes formas de unificar promoções em diversos canais: ela aumenta a encontrabilidade de seu produto e centraliza o engajamento para os seus serviços.

A descoberta de conteúdo era uma das fraquezas do Facebook, mas agora os usuários poderão adicionar mais contexto aos seus posts ou linká-los a um tópico maior de discussão.

O objetivo da equipe de Mark Zuckerberg é enxergar o que está acontecendo na rede social de forma mais abrangente, assim como descobrir os tópicos que as pessoas mais comentam.

Para não exagerar e fazer feio na hora de usar o recurso, o legal é marcar apenas algumas palavras da postagem e dar preferência a expressões que mais definem o assunto que será publicado.  Uma dica: não use hashtags populares que não são relevantes para o seu conteúdo, isso é spam!

Os usuários também devem ter cuidado na hora de definir a configuração de privacidade da postagem. Isso porque comentários, imagens e vídeos postados publicamente e marcados com as hashtags serão facilmente visualizados por outros usuários da rede social. A novidade não afeta postagens antigas marcadas com #.

Grande parte dos usuários da rede social já podem utilizar o novo recurso. Aproveite! 

 

Foto: Kim White/Getty Images (Iustração: Elena Scotti)