O e-mail marketing está entre uma das melhores ferramentas de marketing direto e relacionamento: permite segmentar o público, propagar o conceito da marca por meio de imagens e textos estimulantes, mensurar os resultados com precisão e gerar novos leads.

Em uma pesquisa realizada pela Ipsos Global Public Affairs, ficou provado que 85% dos usuários da internet utilizam o e-mail como forma de comunicação.

Atualmente muitas empresas exigem que o consumidor cadastre seu e-mail para realizar a compra de um produto/serviço, manter-se atualizado sobre promoções ou, até mesmo, para ter acesso a informações exclusivas. Mas, o que fazer quando, depois de algum tempo, o usuário opta pelo descadastramento do mailing?

 

Veja abaixo alguns motivos que levam seus leads saírem do seu mailing:

 

Frequência e Envio aleatório

Ao planejar um e-mail marketing, muitos profissionais estipulam a data e/ou a frequência do envio baseados em estimativas errôneas ou até mesmo de acordo com suas próprias agendas. Mas, para decidir a melhor data e horário para um envio, é necessário conhecer o público-alvo e realizar testes.

O mais importante é saber dosar a informação! Saturar o destinatário com vários e-mails ou tão poucos a ponto de fazê-lo esquecer de você é um erro.

 

Spam

O motivo que mais gera solicitação de opt-out é o Spam, ou seja, aquele e-mail enviado sem autorização ou consentimento. A pessoa não reconhece o remetente e não quer ver a sua caixa de entrada aberta para este tipo de mensagem não solicitada, o resultado é o descadastro imediato.

Outro ponto essencial é a higienização da lista do mailing, uma etapa inicial que serve como validação dos domínios, ou seja, certifica os domínios que estão aptos para receber o seu e-mail.

Prezar pela boa prática do envio, mantendo os disparos como: não-invasivo, relevante, ético e desejado já é um bom começo.

 

Conteúdo irrelevante

Outro motivo muito comum é a inadequação de conteúdos. Às vezes, em algum momento, o usuário até solicitou o recebimento das mensagens, porém, sem uma segmentação bem feita as organizações acabam enviando conteúdos genéricos, sem relevância para aquele usuário. Por isso, para manter os usuários em sua lista, as empresas precisam enviar mensagens de acordo com o perfil e o interesse dos usuários. Essa é a melhor maneira de mantê-los engajados!

 

Template Inadequado

O erro mais recorrente é o envio de mensagens cujo conteúdo é composto por uma única imagem, como um folder ou cartaz, por exemplo. A quantidade de texto x imagens em um e-mail marketing faz total diferença. Assim, como estabelecer e organizar as informações relevantes e suas prioridades também. Outro fator importante é que a responsividade dos e-mails, pois cerca de 48% da abertura de e-mail marketing, corresponde aos smartphones.

 

 Não mensurar os resultados de cada ação

Muitos profissionais acreditam que o papel do e-mail marketing termina quando o usuário visualiza a mensagem, pois, no mínimo, proporcionou o reconhecimento da marca. Mas, na verdade, sem medir os resultados, não é possível saber se esse reconhecimento de marca foi positivo ou negativo. Mensurar os resultados significa planejar as próximas ações, verificar o que deu certo e o que não deu e quais os maiores interesses do público. Quanto mais cauteloso for à análise dos resultados, mais informações você terá para identificar sobre o comportamento da base de contatos e planejar um próximo envio de acordo com as expectativas dos usuários.

Faça a diferença para a sua empresa, entre em contato conosco e envie e-mails promocionais objetivos, desejados e lucrativos.

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