+55 19 3325-2430 [email protected]
Campanha de marketing: 16 dicas imbatíveis para o sucesso

Se você chegou até esse artigo, possivelmente está planejando ou pensando em criar uma campanha de marketing. Para te ajudar nessa tarefa, nos próximos parágrafos, reunimos ações eficazes que te farão atingir resultados incríveis.

Mas, antes, é importante conhecer alguns pilares básicos da estratégia de marketing, como os 4Ps – produto, preço, praça e promoção – criados pelo Philip Kotler, um dos grandes estudiosos da área. Na teoria, o autor define o primeiro pilar como o fator que irá detalhar a oferta, no segundo, o valor que será cobrado, no terceiro, o lugar em que será exposto, e, por último, os meios que serão utilizados na divulgação.

Outro princípio que você deve entender é a análise SWOT, também conhecida como FOFA. Esse estudo pode te ajudar a entender e avaliar os ambientes internos e externos da sua empresa, bem como, descobrir as oportunidades e as ameaças ao redor da marca.

Além disso, antes de começar sua campanha de marketing, você pode utilizar a tese dos 5 estágios da consciência do consumidor, para entender um pouco melhor o seu público.

Agora, daremos algumas dicas para você estruturar sua campanha, escolher as ações digitais mais eficazes para a sua empresa e, assim, obter mais resultados.

1.Análise prévia da sua empresa

Antes de começar executar as tarefas, sugerimos que faça um estudo para entender como a sua marca está no momento atual. Com essa pesquisa, é possível criar objetivos e metas bem definidos para a sua campanha de marketing, e, também, saber qual é a ordem de prioridade das tarefas.

2.Análise do público

Fazer uma percepção mais exata do seu consumidor e construir uma persona, pode te ajudar a compreender melhor quem é o comprador dos seus produtos e qual é a real necessidade dele.

Para isso, é bom identificar o local onde ele está inserido, as redes sociais que ele utiliza com frequência, o que ele está acostumado a consumir, entre outros pontos essenciais. Todas essas informações te auxiliarão na escolha de apresentação do seu serviço e na identificação dos locais que você obterá maior vantagem.

3.Ações de Game Marketing ou Gamification

Uma das ações de marketing digital que tem atraído bastante atenção dos consumidores é o uso de recursos mecânicos utilizados em games, como meio de divulgação para marcas. A ideia tem como objetivo estimular e engajar o público de forma divertida e dinâmica, e o método tem se mostrado bastante popular, principalmente, entre as novas gerações.

Um bom exemplo dessa tática, foi uma das campanhas da Magnum, marca de sorvetes, que criou um jogo criativo e envolvente para promover um novo produto. O jogo, que hoje não está mais disponível, na época alcançou mais de 7 milhões de jogadores em todo o mundo e o sucesso fez com que a marca, no ano seguinte, lançasse continuações, para divulgar outros lançamentos.

4.Eventos

Destinar uma verba de marketing para eventos, pode trazer diversas vantagens para a sua empresa, pois, ao participar ou promover uma festa, sua marca ganha mais reconhecimento no mercado. Ainda, esse é um ambiente onde você consegue se relacionar com clientes potenciais da maneira mais espontânea possível.

Um ponto que vale destacar é que, dependendo do seu objetivo, não é necessário organizar uma cerimônia própria, mas sim patrocinar um evento promovido por uma empresa parceira, que também seja atrativo para o seu público-alvo.

Outra sugestão é, além de expor o seu produto no local e estampar sua marca ao lado dos logos da divulgação do evento, também criar experiências para que os convidados presentes vivam e guardem na memória. Um ótimo exemplo, é o que algumas marcas têm realizado nos últimos anos em edições no Rock In Rio. A Heineken, além de abastecer a cidade do Rock com mais 450 mil litros de chope, é responsável por montar a tirolesa, uma das atrações que mais gera desejo em quem está presente no festival.

5.Marketing em tempo real

Com a internet, ficou muito mais fácil fazer ações em tempo real. Uma boa opção é realizar uma live em alguma das redes sociais para interagir ao vivo com o seu público, divulgar um novo produto ou ministrar uma aula aberta para perguntas.

Um case de sucesso, foi o de 2018, em que as Casas Bahia, fez uma transmissão ao vivo e interativa comandada pela apresentadora Maísa, no dia do cliente com jogos e prêmios.

6.Estratégias digitais para o mobile

Outra dica para sua campanha de marketing dar certo, é focar em ações para dispositivos móveis. Uma tendência entre as marcas, é a criação de aplicativos, onde são encontradas promoções e informações exclusivas apenas para os usuários da ferramenta.

7.E-mail marketing

Considerando que o canal serve para enviar mensagens diretas a endereços de usuários que permitiram esse envio, ao usar o e-mail marketing você tem menos competição por atenção do que na timeline do Facebook ou Instagram, por exemplo. Mas, lembre-se, a ferramenta deve ser usada com moderação, já que o envio de forma desordenada fará com que a sua mensagem se torne um spam.

Para obter mais resultados, pense que o conteúdo do e-mail precisa despertar a vontade do usuário para abrir a sua mensagem. E como fazer isso? Capte seus clientes por outros meios, comece com tópicos que sejam do interesse do seu consumidor – nada relacionado ao objetivo de vender seu produto ou serviço – e motive a pessoa a assinar os materiais da sua marca. Dessa forma, as chances do seu correio eletrônico ser aberto e lido será maior.

Ainda, existem diferentes categorias de e-mail marketing, cada um para um público ou uma fase de compra diferente. As newsletters servem para nutrir o relacionamento com seus leads de maneira mais leve e com mais proximidade, já o e-mail promocional promove uma oferta e tem o foco único em conversão. Além deles, ainda existem o e-mail marketing de boas-vindas, o e-mail para clientes inativos, de remarketing, entre outros.

8.Ações em redes sociais

Para desenvolver estratégias eficazes e impactar o seu público nas redes sociais, sua campanha de marketing não pode ficar de fora de um dos meios mais utilizados no mundo. Portanto, crie conteúdo e gere interações de forma orgânica ou utilize os anúncios para chamar atenção dos seus clientes.

Na pesquisa de persona, que citamos ao longo do texto, é o momento de você descobrir em qual ou quais redes sociais seu público está presente, e, posteriormente, estudar quais os melhores caminhos e formas de atingir os usuários desejados dentro da plataforma.

9.Parcerias estratégicas para a campanha de marketing

Você pode ter muito mais resultado se buscar por parceiros que agreguem valor ao seu negócio, pois, um dos maiores resultados em divulgação que acontece, hoje, é por indicações. Assim, é importante que você tenha pessoas que falem bem da sua empresa.

Para criar uma parceria estratégica, você pode contar com a colaboração de influencers e manter um diálogo com pessoas referencias no seu setor, o que faz com que a sua marca se torne referência no mercado e você se aproxime do seu público.

10.Análise da concorrência

Para criar uma campanha de sucesso, é importante também que você acompanhe o que os seus concorrentes estão fazendo. Uma das formas para realizar essa tarefa, é estudar as empresas que atendem o mesmo nicho da sua empresa e obter como lição as táticas que funcionam melhor e pior no mercado.

Porém, não se limite apenas ao que seus concorrentes fazem. Tenha criatividade e vá além em suas estratégias.

11.Layout da marca

Por exemplo, se lhe dermos uma garrafa de refrigerante sabor tipo cola, com o rótulo vermelho, é muito provável que a primeira marca que venha na sua mente seja a Coca-Cola. Isso mostra a importância de consolidar o visual de uma empresa durante suas campanhas de marketing.

Tal abordagem, com teor mais psicológico, de seguir um padrão visual em suas campanhas, servirá para que seu produto ou serviço fique presente na memória do seu público durante muito tempo.

12.Atualizações e imprevistos

Outro ponto importante, é tornar a sua campanha adaptável ao seu público atual, pois, não é por ter feito campanhas de sucesso, com divulgação no rádio, na década de 90, que hoje você vai conseguir o mesmo resultado.

Lembre-se: mesmo que você tenha planejado todos os detalhes, do começo ao fim, você tem que ter ciência que algo pode se tornar defasado e, nesse caso, você vai precisar pensar em soluções rápidas para atingir os objetivos pré-estabelecidos.

13.Ampliação de canais de comunicação

É essencial que sua empresa esteja presente no mesmo lugar que o seu público de interesse, por isso, não se limite em apenas ficar onde uma parcela da sua audiência está. O seu cliente não necessariamente estará aglomerado apenas em uma mídia social – o Youtube, o Facebook, o LinkedIn, o Instagram e o Google, são só alguns dos canais de comunicação que você pode usar em suas campanhas de marketing.

Mas, não esqueça: estar em vários canais de comunicação não basta, você precisa ser notado.

14.Resolução de problema

Todas as dicas acima são importantes, porém, para sua campanha funcionar, é necessário entender quais são os problemas do seu público.

Nesse sentido, o seu produto ou serviço precisa ser visto como a solução para eles, e isso pode ser usado, de forma clara, na divulgação e promoção da sua empresa.

15.Retenção de consumidores

Um dos maiores erros que alguém que produz uma campanha de marketing pode cometer é só se importar com a venda e esquecer do pós-venda dos seus produtos e serviços.

Então, crie laços com os seus clientes e ofereça experiências que irão conquista-los do começo ao fim da jornada de compra e, assim, garanta a sua marca consumidores fiéis que irão divulga-la e defende-la.

16.Acompanhamento e avaliação dos resultados

Uma campanha de marketing de sucesso não é feita apenas de uma etapa. Também, é importante analisar os resultados durante o processo, para conseguir fazer melhorias ao longo da execução das ações. Monitorar sua campanha, enquanto ela está acontecendo, não é uma tarefa fácil, mas essencial que te ajudará a tomar decisões importantes.

Além disso, faça um debriefing, após o fim da campanha. Avalie o que deu certo e o que não funcionou, e verifique o que deve ser mantido e o que pode ser mudado nas campanhas futuras.

Vale lembrar que, todos os projetos da Sawi são elaborados com base no cenário em que a empresa está inserida e os objetivos de venda dos nossos clientes, e que essas são apenas algumas das táticas que podem aumentar os resultados de um negócio.

Por isso, além das ferramentas citadas acima, para elaborar um bom plano de ações, é necessário identificar o que será útil e eficaz, e ter ao seu lado uma equipe de profissionais, capazes de entender a sua necessidade e o que, realmente, trará a você efeitos positivos.

Esperamos que essas dicas te ajudem a realizar uma campanha de marketing de sucesso. Se precisar de ajuda, nós do time da Sawi estamos prontos para te atender. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e deixe o seu comentário em nossa página.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *