“O mais importante é manter a transparência”. Foi isso que Fabio Coelho, presidente da operação brasileira do Google, declarou sobre como adquirir a confiança de anunciantes e internautas após a marca conquistar, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking do IPM – Índice de Prestígio de Marca. A pesquisa é realizada pelo Grupo Troiano de Branding a pedido do Meio & Mensagem, e ouve uma gama de profissionais respeitados no meio publicitário, obtendo, em 2011, 976 questionários respondidos via internet.

O Google obteve um IPM de 58,5 frente aos concorrentes, com um índice de inovação de 91,8, atributo que, justamente, foi apontado como o mais importante para os veículos da internet. De acordo com Fabio, em entrevista à Revista Meio & Mensagem de 30 de janeiro, é fundamental sempre inovar criando oportunidade para o ambiente. Ele ainda aponta como produtos de sucesso o Chrome, Orkut, Google Maps e Google+, além do YouTube. E, para 2012, a promessa é de integrar mais esses serviços, com novos produtos e projetos para conectar o Brasil. Ao lado do buscador, ficaram veículos como UOL (2º lugar) e Terra (3º lugar), além de outros, como Globo.com, Yahoo e Abril.com.

O estudo dos Veículos Mais Admirados abrange várias mídias, incluindo as impressas e eletrônicas, e na web vale destacar que as 10 primeiras posições de 2011 foram exatamente iguais as de 2010. Isso mostra que muito do prestígio dessas marcas na rede se deve ao fato delas saberem criar uma estratégia de longo prazo, prezando pelo conhecimento do meio onde estão e pelo relacionamento duradouro com seu target.

E analisar fatores como esses é essencial para falarmos de estratégia na internet. Afinal, num momento em que todos querem criar ações extravagantes, a fim de chamar atenção e gerar o tão desejado “buzz”, é válido mostrar que as atitudes bem planejadas, estruturadas em objetivos claros e permanentes, também trazem resultado. Ou seja, é preciso pensar muito antes de se aventurar na rede com ideias mirabolantes, sabendo como posicionar seu negócio.

Um exemplo disso é a Veja, primeira colocada como veículo mais admirado no meio revista do IPM, que afirma ser a plataforma digital uma grande aliada para atrair audiência para o impresso. O portal Veja.com atingiu, em outubro de 2011, o número de 5,3 milhões de visitantes únicos e 44 milhões de pageviews, além de 1,25 milhões de seguidores no Twitter e 400 mil fãs no Facebook. Isso mostra quão importante é saber o que se quer, e não apenas chamar atenção, muitas vezes, até de forma inesperada e desordenada.

Assim, a fala de Fabio Coelho sobre transparência faz todo sentido, corroborando o sucesso do Google e da Veja. E você, concorda com o resultado do IPM? O seu negócio já segue essas premissas de comportamento na web?

Nota: Para conferir os resultados completos da pesquisa do IPM, clique aqui.

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