O Google é maior sistema de pesquisa da internet devido ao fato da maioria dos usuários da internet utilizarem esse mecanismo de pesquisa pelo menos uma vez por dia. Atualmente, sua ferramenta de anúncios é o Adwords que devido a grande quantidade de pesquisas diárias no Google tem sido essencial para as empresas manterem sua visibilidade e competitividade na web. Além disso, esse tipo de anúncio pode trazer tanto uma visibilidade mundial quanto regional, dependendo da forma que a campanha for segmentada e qual é seu target.

Essa ferramenta permite que através do anúncio um determinado website tenha cada vez mais visibilidade através de um link em destaque. O sistema funciona através da seleção de palavras-chave relacionadas a uma determinada empresa que são bastante pesquisadas no Google diariamente, com isso a empresa pode investir de acordo com a necessidade de visibilidade e o número de palavras-chave escolhidas. Então quando o cliente potencial faz uma pesquisa no Google com alguma das palavras-chave selecionadas, um anúncio com o website da empresa estará em destaque.

Tendo em mente o formato atual do Adwords, o Google criou o Adwords Product Listing Ads, que ainda está em teste e vai além de destacar um website. Essa nova forma de anunciar consiste em dar destaque a produtos específicos que ainda são anunciados através da busca de palavras-chave estrategicamente escolhidas. Assim, quando uma determinada palavra for buscada no Google, o anúncio terá imagens do produto, preço e descrição.

A vantagem desse tipo de anúncio é que ao invés de direcionar o consumidor a websites que vendam o produto procurado, o target será direcionado diretamente ao produto. Com isso, as descrições mais detalhadas, imagens e preços podem influenciar o consumidor a de fato comprar o produto e posteriormente navegar pelo website.
 

Para saber mais sobre o Adwords Product Listing Ads veja o vídeo (em inglês) abaixo: