Após um ano de criação do botão “Like”, ou “Curtir” no nossso bom e velho português, o Facebook aperfeiçoa os Grupos, facilitando ainda mais o compartilhamento de conteúdo só com os amigos que você deseja. Ou seja: você pode enviar fotos só para determinadas pessoas, recomendar uma música só para os seus amigos que irão gostar dela, uma promoção de viagem só para quem você quer que vá junto de você, uma notícia específica só para as pessoas que se interessam pelo conteúdo etc. É a formação de panelinha, agora na rede social de Zuckerberg.

Uma das grandes novidades é o botão “Send”. Ainda disponível em poucos sites, como a rede social musical Last.Fm e o portal do jornal Washington Post, o “Send” cumpre a mesma função do “Like”, ou seja, mostra os conteúdos pelos quais você se interessou pela web, mas com um porém: você escolhe quem irá saber disso.

O Facebook já liberou o código do botão para quem quiser inseri-lo em seu site.

 

Um outro ponto que também estava falho nos grupos passa a ser corrigido: agora o administrador pode controlar quem entra ou não, deixando mais fácil e tranquila a manutenção de um grupo fechado, só com as pessoas que você quer.

As mudanças ainda não estão disponíveis para todos. Os grupos antigos devem migrar para a nova versão, e o Facebook diz que enviará uma mensagem para todos os administradores e membros de grupos, notificando sobre a mudança.

E vem mais por aí

O Facebook também entra na onda dos clubes de compra coletiva. Ainda disponível apenas em São Francisco, São Diego, Austin e Atlanta (EUA), o Facebook Deals permite que as pessoas comprem cupons de desconto ofertadas através da rede social, ampliando a plataforma de marketing, que já é bastante eficiente com os anúncios e fan pages.

Como a base do Facebook é o compartilhamento, o usuário poderá compartilhar e convidar seus amigos para utilizar das mesmas ofertas de uma maneira bem simples, incentivando as pessoas a saírem juntas, o que pode transformar o Facebook Deals em uma aposta promissora que poderá combater facilmente com gigantes como o Groupon.

Leia mais sobre o assunto no blog do Facebook.