O Twitter é a mídia social que mais cresceu em um curto período de tempo. Atualmente, seu nível de reconhecimento pelos usuários de internet é semelhante ao do Facebook, porém o nível de uso do Twitter ainda é consideravelmente menor.

Nível de reconhecimento do Twitter e Facebook

 

Nível utilização do Twitter e Facebook
 

Como o Twitter conecta pessoas diretamente e também indiretamente a capacidade de influência é maior porque seus usuários não estão limitados a interagir somente com amigos e conhecidos, mas também com pessoas que gostariam de conhecer, pessoas que falam de temas de interesse e até marcas. Disseminar informações indiretamente é um fator importante e que aumenta a capacidade de influência.

Mesmo assim disseminação de informações só se torna favorável e atinge diversas pessoas se for feita com qualidade. O que leva ao fator mais importante desse fenômeno os usuários. Esses usuários é que produzem, recebem e divulgam a informação ou opinião sobre uma marca por exemplo, e se bem colocada passa a ter maior visibilidade através de “retweets” e “tags”. Segundo pesquisas de performance e ROI, 33% dos usuários falam sobre marcas em geral, 32% as recomendam e 30% procuram informações e opinião sobre marcas.

índices de troca de infomação sobre produtos e serviços
 

E por que os usuários dessa mídia influenciam mais? Segundo pesquisas os usuários dessa rede social possuem maior nível de estudo e por isso procuram interagir com formadores de opinião e também compartilhar suas idéias e preferências. Assim esses usuários também estão mais inclinados a seguirem marcas, pois tem a chance de interagir ativamente com a marca ajudando a formar sua própria opinião de acordo com o feedback da marca e de outros seguidores.

Escolaridade dos usuários do Twitter


índices de probabilidade de seguir marcas/empresas

 

Com isso, é possível constatar que o potencial de consumo e divulgação dessa mídia é grande. No entanto, o aproveitamento desse potencial ainda não está sendo completamente explorado, por isso espera-se que essa ferramenta ainda tenha muitas novidades e uma boa influência nas tendências de consumo.

Compartilhe

Posts Relacionados