A capacidade de identificar as tendências de marketing para o próximo ano é um exercício fundamental para as organizações. Em 2015, cinco estratégias definidas por um conjunto de comportamentos, estudos e avaliações estarão em evidência: conteúdo de qualidade, micro-targeting, amplificação de conteúdos, febre do mobile, foco no utilizador. Confira a importância de cada uma dessas tendências.

Conteúdos de qualidade

O marketing de conteúdo é a principal tendência para 2015. No próximo ano, com base em grandes empresas internacionais como Coca-Cola e Red Bull, as organizações irão investir em profissionais especializados para criar conteúdos capazes de conquistar e fidelizar clientes. A proposta é cada vez mais produzir conteúdos que sejam úteis, transmitam emoção aos consumidores por meio de textos e vídeos personalizados e que os façam se sentir únicos para a organização.

Amplificação de conteúdos

As marcas já notaram que o alcance orgânico nas redes sociais, principalmente no Facebook, não é suficiente para atingir o seu público-alvo. Por isso, os anúncios pagos estarão presentes com mais intensidade no cotidiano das empresas no próximo ano. Além disso, a criação de conteúdos com informações relevantes e de qualidade será ainda mais necessária para atrair e consolidar a marca na mente dos consumidores impactados pelos anúncios patrocinados.

Micro-targeting

O público-alvo deve ser dividido em pequenos grupos para identificar o perfil e definir as preferências de cada consumidor. Assim será possível desenvolver estratégias personalizadas, rentáveis, que gerem mais interação e estreitem o relacionamento da empresa com os targets.

Febre do mobile

Em 2015, de acordo com um estudo da eMarketer “Worldwide mobile phone users: H1 2014 forecast and comparative estimates”, 83% das pessoas irão utilizar a internet por meio de dispositivos móveis. Por isso, desenvolver blogs, sites e aplicativos com formatos responsivos e conteúdos interativos será uma necessidade para as empresas no ano que vem.

Foco no utilizador

As empresas devem investir cada vez mais no consumidor. Quais são suas necessidades? Como podemos solucionar seu problema? Essas devem ser as perguntas que nortearão as ações das organizações para construir uma relação de confiança com os stakeholders. O Google Analytics será a principal ferramenta para levantar dados e auxiliar nas tomadas de decisões, principalmente em relação ao marketing para produtos.

 

O ano de 2015 promete! Fique atento ao nosso blog e conheça mais novidades sobre o mercado!