Song Pop, FarmVille, CityVille, Café World e Mafia Wars. Quem nunca jogou nas redes sociais ou recebeu uma solicitação de algum jogo no Facebook? Pois é, os games no Brasil vêm se multiplicando e popularizando com rapidez. Segundo Jeff Karp, chefe de marketing da Zynga, empresa líder mundial em serviços de jogos sociais, o Brasil é um dos mercados que mais cresce no mundo nesse segmento, e a Zynga já fatura R$200 milhões por ano no país.

Os dados desse mercado promissor são apontados pela SuperData, empresa de pesquisa da área de social media, prevendo um crescimento exponencial no mercado de jogos sociais até 2014. Desde então, o Brasil é considerado um solo fértil para os games, com quase 80 milhões de usuários na web e com a presença disparada nas redes sociais.

Por outro lado, os jogos sociais também vêm chamando a atenção das marcas. E Karp defende quatro maneiras de impactar o público. “A primeira é o que chamamos de ‘anúncio de engajamento’, a exemplo da Coca-Cola Zero. O jogador constrói em sua cidade dos sonhos um conteúdo que está relacionado diretamente a uma marca específica”, explica.

        jogos sociais

A Coca- Cola lançou a campanha “Quanto mais zero melhor” no jogo CityVille, permitindo que os internautas construam uma fábrica da Coca-Cola.
 

Segundo ele, há também o anúncio de bonificação, ligado ao cumprimento de uma tarefa. “No CityVille, por exemplo, a energia pode ser obtida assistindo a um vídeo e respondendo a questões-chave. O prêmio é consequência da conexão com a marca. Há o ‘anúncio em display’ – o jogador pode receber prêmio ao notar uma determinada intervenção. E, por fim, o ‘anúncio de transferência do mundo físico para o virtual’: torna-se possível acumular itens virtuais, colecionáveis”, conta o profissional de marketing em entrevista à Revista Proxxima.

Mas, para quem não gosta dos jogos sociais relacionados à construção e relacionamento, a nova onda é o Song Pop, que já ultrapassou um milhão de usuários em todo o mundo e foi lançado em maio de 2012. A levada do jogo é avaliar se você entende tudo sobre música, e, talvez, essa seja a “febre” do momento aqui no Brasil. Além de possuir sua versão para computador, o Song Pop também está disponível para iPhone, iPad e Android. Afinal, quem não gosta de mostrar que sabe mais?

O desafio proposto pelo Song Pop é simplesmente desvendar músicas e intérpretes. Contudo, uma disputa pode ser realizada em apenas dois minutos, assim, o internauta joga bastante por pouco tempo. Esse realmente é um dos jogos sociais de presença mais marcante nas redes sociais, afinal, o público procura descontração, seja no trabalho ou até no ônibus indo para casa. Ainda não sabe jogar? Então, dá uma olhada no vídeo abaixo:

 

O Song Pop permite aos usuários brincar com desconhecidos, aumentando a interação por meio de desafios nas redes sociais.
 

Enfim, não importa sua preferência por determinado jogo, as empresas responsáveis pela criação dos jogos sociais estão analisando o perfil e o comportamento do web user brasileiro. Assim, a intenção é alcançar cada vez mais adeptos, e o Brasil é um solo fértil para isso!

Os jogos sociais vieram para ficar. E qual é o seu favorito? Conte pra gente o que você costuma jogar nas redes sociais! 

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